Header Ads


Trabalho de irrigação garante conservação paisagística e limpeza de espaços públicos

Para conservar diariamente o paisagismo urbano, além da manutenção de locais públicos, praças e logradouros arborizados, a irrigação faz parte das competências da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O serviço, que muitas vezes não é observado por parte dos cidadãos, permite a conservação de áreas verdes e a limpeza de espaços públicos e é integrado à programação semanal montada pela Gerência de Áreas Verdes (Gerav).

De acordo com o coordenador de irrigação da Emsurb, Anderson Teles, o serviço funciona nos horários das 7h às 17h30 e das 22h às 6h. "Temos 54 funcionários que a partir deste trabalho possibilitam que o serviço alcance seu objetivo e tenha cada vez mais qualidade. Atualmente efetuamos a irrigação de áreas verdes em 29 avenidas, 33 praças e oito canteiros", explicou ele.

O setor atende ainda outros tipos de demanda, como limpeza dos mercados setoriais, limpeza da balança do aterro controlado, controle de combustão de caixas coletoras de lixo, limpeza do Centro Histórico e Beco dos Cocos, além do apoio a grandes eventos. "São 25 veículos conhecido tradicionalmente como carros-pipa, com capacidades de 8m³, 15m³ e até 20m³ e que chegam a realizar mais de 2 mil viagens por mês. As pessoas precisam ter mais consciência ambiental e valorizar este trabalho conservando os locais onde a limpeza é executada, pois lidamos diariamente com uma grande quantidade água e por isso é necessário esta conservação", destacou o coordenador de irrigação.

Verão: reforço do serviço

Com a chegada da estação mais seca do ano, a partir do dia 21 deste mês, o coordenador ressalta sobre o reforço dado ao serviço. "Este é o período mais crítico, exigindo uma maior atenção principalmente com as áreas verdes. Nesta época é comum também acionarem o nosso serviço para darmos apoio em ocorrências de incêndio", explicou Anderson Teles.

Prefeitura de Aracaju
Tecnologia do Blogger.