Governo do Estado já qualificou mais de 12 mil sergipanos
Mais 658 pessoas foram certificadas nesta quinta-feira, 20, pelo Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos em Aracaju. Os alunos foram capacitados pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). O evento aconteceu no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Este ano o programa qualificou 1.720 pessoas e, desde 2009, mais de 12 mil já passaram pelos cursos ofertados pela Seides.
Participaram da festa de certificação representantes de 32 instituições que ofertaram os cursos, além dos alunos que assistiram aulas nos Espaços Novos Rumos, em cinco escolas estaduais e em dois complexos esportivos.
Segundo a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, para o Governo do Estado e para o governador Marcelo Déda, é um grande orgulho entregar estes certificados. "Estamos mudando o perfil dos cursos ofertados, lutamos para inserir o Sistema S na formação da qualificação e isso foi uma grande conquista, trabalhar com capacitadade técnica e reconhecimento dentro de Sergipe. Levamos para a população o melhor que temos no Estado”, afirma.
Eliane Aquino acrescentou ainda que os cursos possibilitam a independência dos aprendizes. "Estamos levando cultura, informação e cidadania para que vocês melhorem as suas vidas e a das suas famílias. Através da qualificação garantimos emprego para a nossa população. Nossa meta é que as empresas que se instalam em Sergipe não precisem trazer profissionais de outros estados, já que temos pessoas qualificadas para serem inseridas no mercado de trabalho”.
Os alunos assistiram a uma palestra sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI), ministrada pela mestra e administradora de empresas Janaína Ferraz. “Falamos sobre o empreendedorimo nas micro e pequenas empresas e destacamos a importância de se formalizar. À medida em que os alunos já fazem ou tentam fazer negócios, eles já são empreededores. Agora é preciso formalizar, caso contrário o negócio não cresce”.
A micro empreendedora individual Danielle Fausto apresentou sua experiência de mudança de vida. "Após deixar de ser vendedora informal de lingerie, passei a ser uma comerciante formalizada pelo MEI em 2007, com garantias dos direitos concedidos e também os deveres dos microempreeendores. Isso foi fundamental para o crescimento do negócio", explicou.
A funcionária de uma famosa loja de tecidos da capital e representante dos formandos do curso de estilista, Jacilene Oliveira, incentivou os colegas do Novos Rumos a buscarem oportunidades no mercado de trabalho. “Se foi possível para mim, é possível para todos que vão em busca de sua melhoria de vida”.
“Façam dessa oportunidade um momento para criar algo maior, pensando empreender, sempre em busca de cidadania. A qualificação vocês já têm, agora é questão de atitude. Empenhem-se bastante e contem com o Senac para tirar qualquer dúvida”, disse o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Senac Comercial (Senac), Paulo do Eirado Dias Filho.
Novos Rumos
O 'Novos Rumos' resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.
Os cursos disponibilizados pelo projeto Novos Rumos estão em consonância com a demanda apontada pelo empresariado sergipano e são divididos em três áreas: construção civil, prestação de serviço e inclusão digital. Os cursos são ofertados através de convênio com o Sistema S. Em 2012 o programa aconteceu em parceria com a Federação das Mulheres e das Secretarias de Estado do Trabalho, Mulheres, Esporte e Educação.
Ações para 2013
Para o ano que vem, a Seides prevê o aumento na demanda de turmas e a implantação de uma padaria-escola e uma cozinha-escola nos bairros Japãozinho e João Alves. A iniciativa foi anunciada no final de novembro, quando diretores e coordenadores de instituições e associações comunitárias reuniram-se com os coordenadores do Programa Novos Rumos para articular o planejamento das novas demandas de qualificação para o ano de 2013.
Presenças
Participaram do evento de certificação a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva; a representante do Senai, Flávia Trigo Resende; a presidente da Federação das Mulheres, Aldaci Souza; a secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Araújo; a secretária adjunta do Estado dos Direitos Humanos, Selma Araújo e a secretária Especial de Política para as Mulheres, Maria Teles.
ASN
Deixe um comentário