Header Ads


Seed comemora seis anos de existência do CAS em Sergipe

Servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) participaram nesta quinta-feira, 29, do Café com Libras em comemoração aos seis anos do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) em Sergipe.

O encontro contou com a participação de toda a equipe do CAS, além de intérpretes e instrutores que trabalham auxiliando os alunos com surdez.

A coordenadora do CAS, Tálita Cavalcanti, fez uma explanação sobre o Centro e destacou a importância das ações desenvolvidas nos últimos anos. "Ao longo desses seis anos, a procura dos professores pelos cursos de Libras aumentou consideravelmente. Isso contribui com a melhoria do ensino do aluno na sala de aula, que é o nosso objetivo principal. Vamos continuar trabalhando para atingir esse objetivo, que é auxiliar os alunos surdos", disse ela. Somente em 2012, o CAS já capacitou 350 professores.

A diretora da Divisão de Educação Especial (Dieesp), Maria Aparecida Nazário, falou sobre os avanços que o CAS trouxe. "A melhoria da qualidade do ensino ofertada para os alunos com surdez é algo que não tem como mensurar. Só para se ter uma ideia, este ano a UFS recebeu 15 alunos surdos, a grande maioria oriunda da rede estadual de ensino. É um trabalho que está produzindo frutos. Hoje temos intérpretes nas salas de aula, inclusive no Pré-Universitário. E tudo isso está sendo feito com o objetivo de que, cada vez mais, a gente possa estar colocando os alunos surdos em seu local na sociedade", afirmou.

Satisfação

Os servidores também demonstraram satisfação em trabalhar no CAS. Foi o caso da técnica pedagógica Ana Paula Andrade. "Eu trabalho com alunos surdos há 15 anos, e hoje, estar nesse programa em nível federal é para mim uma grande realização profissional", disse. O intérprete Edicarlos Santos da Conceição falou da necessidade de se aperfeiçoar nessa língua. "Estamos sempre estudando Libras para ter mais segurança e passar a informação segura para as pessoas surdas. Por isso digo que nestes seis anos temos avançado muito", afirmou.

Auxiliada por ele, a intérprete Laís Helena, que é surda, deu o seu depoimento. "O trabalho do CAS é muito importante porque ajuda o surdo a entender e conhecer a sua própria evolução".

CAS

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) é um programa do governo federal existente em todos os estados. Em Sergipe, foi fundado no dia 22 de novembro de 2006 e tem como objetivo promover a adequada formação de profissionais da educação, para atendimento às pessoas com surdez.

O centro promove diversas ações, como curso de Libras, formação de intérpretes, encontro semanal com instrutores, monitoramento nas escolas, produção de recursos pedagógicos, além da produção de uma cartilha sobre os direitos dos surdos.

Ascom Seed
Tecnologia do Blogger.