Saúde amplia em 300 a capacidade de partos em Sergipe
Foi às 9h32 minutos deste domingo, 02, que nasceu o primeiro bebê da nova maternidade do hospital regional José Franco Sobrinho, no município de Nossa Senhora do Socorro. O pequeno Cleverton Clark nasceu com 3,255kg e medindo 46cm. Suliene, 22 anos, é mãe de outro menino, hoje com cinco anos. Para ela, a maternidade perto de casa facilita.
"A atenção é muito importante nessas horas e fui muito bem tratada aqui. O meu outro filho nasceu neste mesmo hospital, antes da reforma há cinco anos. Agora está bem diferente, a sala de pré-parto e parto são ótimas e está tudo novinho. Me informaram no posto de saúde onde eu fiz pré-natal que ia abrir o serviço. No sábado, liguei aqui no hospital e voltei às 4 horas da manhã deste domingo e logo ele nasceu", conta a mãe de Cleverton, Suliane de Jesus Santos.
Só no primeiro fim de semana de funcionamento, a nova maternidade de Socorro já atendeu 19 gestantes e quatros bebês nasceram. O funcionamento da maternidade de Socorro integra a rede de atendimento à gestante do Estado.
"Esse novo serviço vai viabilizar, inicialmente, cerca de 300 partos por mês, podendo chegar a até 400. Aliado à contratação de novos leitos neonatais, a meta é garantir o atendimento à gestante e ao bebê de forma tranquila e que essas mães sejam direcionadas à maternidade mais adequada, seja o caso de baixo, médio ou alto risco, e mais perto de casa”, explica o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.
Avanços
Para colocar a maternidade de Socorro para funcionar, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou um investimento no valor de quase 3 milhões de reais.
O diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) destaca as ações realizadas para melhorar e ampliar o atendimento à gestante e ao bebê.
"É mais uma ação importante do secretário Silvio Santos que determinou, logo no início de sua gestão, medidas rápidas para retomar as obras em Socorro. Com isso, a gente avança no ciclo de ampliação no atendimento às gestantes. Essa melhoria complementa o serviço de Saúde da rede”, destacou o diretor geral João dos Santos Lima Junior.
“Outro avanço, muito importante, foi a contratação dos 20 novos leitos neonatais na maternidade do Santa Isabel. Essa outra medida beneficia diretamente a assistência ao bebê de alto risco e põe fim aquele cenário dramático de superlotação na UTI Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que deve atender, exclusivamente, casos de alto risco. O resultado pode ser visto nos levantamentos diários da Maternidade. Nesta segunda-feira, por exemplo, dos 59 leitos neonatais, há 7 vagas”, explica Silvio Santos.
Paralelo a isso, a Saúde vem trabalhando em estratégias para completar as escalas nas maternidades do interior. No início de junho, na maternidade de Nossa Senhora da Glória, a escala estava incompleta em 3 dias da semana. Em Capela, a situação era a mesma. De lá pra cá, com o pagamento de horas extras e a contratação de novos profissionais, a nova gestão está conseguindo completar essas escalas, fazendo com que o número de partos seja ampliado e ofertado em toda a rede estadual.
Deixe um comentário