Criminoso virtual invade Facebook e pede dinheiro a amigos da vítima; Saiba como escapar desse golpe
(Foto: Reprodução) |
Em uma das conversas, o golpista pediu R$ 380 a uma prima da vítima. "Minha senha do banco bloqueou e eu só vou poder ir ao banco amanhã, eu precisava fazer uma transferência urgente hoje, será que você poderia fazer pra mim e amanhã eu devolvo, o valor é baixo R$ 380", disse o criminoso que passou para os amigos da vítima uma conta bancária para realizar o depósito.
Criminoso tentando aplicar o golpe |
Como evitar invasão
Os criminosos virtuais geralmente utilizam programas que instalam um 'keylogger' no computador que armazena login e senhas. Muita atenção ao clicar nas notícias falsas postadas no Facebook ou ao abrir um e-mail desconhecido, pode ser um programa malicioso. É importante senhas com letras e números, assim dificulta que o criminoso consiga quebrar a senha utilizando programas que forçam a quebra da senha. Recomendamos que o usuário acesse o Facebook em computadores confiáveis e com um bom Antivirus instalado e atualizado.
"O usuário deve evitar entrar em redes sociais utilizando Wi-Fi público. É sempre bom verificar se o navegador está atualizado juntamente com o sistema operacional", afirma Pedro Raimundo, técnico em redes de computadores.
A senha foi alterada na Bahia |
Primeiro os golpistas invadem o Facebook, alteram a senha, e posteriormente tentam entrar no e-mail para trocar a senha e evitar que a vítima tente acessar a conta novamente.
Identificando acessos
O Facebook disponibiliza uma ferramenta para os usuários terem controle de onde a conta está sendo acessada. Basta ir em Configurações > Segurança > Onde você está conectado.
Delegacia de Crimes Cibernéticos (DRCC)
A vítima foi até a delegacia para prestar queixa e recebeu a informação de que outras 10 pessoas haviam sofrido o mesmo golpe neste mês. O caso está sendo investigado.
Teve a conta invadida? Preste queixa!
A Delegacia de Crimes Cibernéticos está localizada na rua Laranjeiras, 690, Centro, Aracaju. [left_sidebar]
Deixe um comentário