Unidade de Queimados registra 8 casos de queimaduras durante as festas de final de ano
A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), considerada referência no tratamento de queimados do Nordeste, recebeu durante as festividades de final de ano (natal e réveillon), oito pacientes, vítimas de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus. Desse total, seis adultos e duas crianças foram assistidos pela unidade que funciona com 14 leitos e aparelhagem de suporte clínico avançados.
De acordo com a médica Heloísa Lazaro, as ocorrências foram variadas. "Tivemos pacientes com graves lesões causadas por líquidos quentes, uso incorreto de material inflamável para acender churrasqueira, uma vítima de suicídio e outra que queimou o colchão depois de um surto psiquiátrico. Estamos com três pacientes graves e tivemos um óbito. Nenhuma vítima por fogos de artifício foi registrada", informou.
Em 2010, a UTQ registrou a entrada de 25 pacientes entre os dias de natal e réveillon. Em 2011, no mesmo período, o número foi reduzido para 17 casos. Já em 2012, de acordo com a enfermeira da unidade, Wandressa Santos, o número foi reduzido consideravelmente para oito casos. "Acho que diferente dos anos anteriores, temos realizado um trabalho de conscientização junto à mídia para os cuidados que devem ser tomados durante essas festas. O resultado está nas estatísticas", ressaltou.
Ainda de acordo com a enfermeira, os serviços médicos foram garantidos a todos que procuraram o Huse. "Já estávamos preparados para atender imediatamente os casos que chegassem à unidade. Graças a Deus tudo foi dentro do planejado", destaca.
Na UTQ existe uma equipe multidisciplinar, que conta rotineiramente com cirurgião plástico, anestesista, intensivista, clínico, pediatra, equipe de enfermagem, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta e, em caso de necessidade, um psiquiatra é acionado, além de condições ideais para funcionar.
ASN
Deixe um comentário