Policial do Gerb conclui curso de operações especiais no DF
Na última sexta-feira, 14, o escrivão da Polícia Civil de Sergipe Bergson de Castro Lima Sousa, integrante do Grupo Especial de Repressão e Busca (Gerb) concluíu o II Curso de Operações Policiais Especiais, ministrado pela Polícia Civil do Distrito Federal. As instruções aconteceram nas instalações da Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil do DF e tiveram início no dia 18 de novembro.
O curso teve como objetivo selecionar policiais para operarem na Divisão de Operações Especiais do DF. As aulas foram divididas em duas etapas: a primeira, com duração de uma semana, foi dedicada ao condicionamento físico, resistência aeróbica, tal como privação de sono e alimentação. Já na segunda etapa, as instruções foram voltadas à instrução técnica e tática.
Os participantes tiveram a oportunidade de se aprimorar em conhecimentos de patrulhamento urbano e rural, entradas táticas, escolta e comboio, abordagem veicular, incluindo ônibus, abordagem a transeuntes, transposição de muro, combate físico, instrução aquática e aérea, rapel e defesa pessoal, além de uma intensa preparação psicológica para enfrentar as situações extremas encontradas no cotidiano das operações especiais.
As disciplinas e técnicas foram ministradas por profissionais qualificados pertencentes às fileiras do Exército, Marinha e Aeronáutica, Polícia Civil, Polícia Federal, DPOE e Corpo de Bombeiros Militar do DF. Além da sede da Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil do DF, várias outras instalações foram utilizadas para o complemento de todas as etapas da ação.
O curso se iniciou com a participação de 24 integrantes, sendo 18 policiais civis do DF, três policiais do Uruguai, dois policiais do GT3/GO e o escrivão da PC/SE . Dos 24 alunos que iniciaram as atividades, apenas 17 conseguiram finalizar.
Para o representante da polícia sergipana, o curso foi uma oportunidade ímpar de aprimorar os conhecimentos, aprender novas técnicas e ainda trocar experiências com colegas de outros estados. “O curso foi uma experiência enriquecedora e, após concluí-lo, posso dizer com propriedade que me sinto mais preparado e capacitado para exercer com mais qualidade e segurança as minhas atribuições dentro do Gerb”, ressaltou o policial.
Outro fator lembrado por Bergson foi a excelente receptividade e companheirismo com que ele foi tratado pelos responsáveis pelo curso no Distrito Federal. “Só tenho a agradecer aos colegas da PC/DF pela excelente acolhida e por terem me oportunizado a chance de ter participado de um curso tão importante e útil como foi o II COPE”, salientou.
O escrivão destacou, ainda, a importância do investimento na capacitação técnica e aprimoramento dos integrantes da Polícia Civil Sergipana. “Qualquer investimento na qualificação do policial civil conseqüentemente resultará em benefícios para a população Sergipana, haja vista que poderemos desempenhar nossa função primordial, que é defender o cidadão do Estado, de forma mais segura e eficiente e dotados das mais modernas técnicas no combate à criminalidade”, concluiu.
Parceria
De acordo com o coordenador do Gerb, agente de polícia Antônio Ramos, é motivo de muito orgulho para o grupo tático da PC/SE contar em seus quadros com um profissional ainda mais qualificado para exercer a função de proteger a população do Estado.
Antônio Ramos enfatizou que “Com o retorno do polícial Bergson, serão marcados treinamento para que todos os integrantes do Gerb possam em conjunto avaliar e desfrutar das novas técnicas assimiladas”.
SSP/SE
Deixe um comentário