Embrapa fortalece assistência e extensão em Sergipe
Fortalecer a transferência ao agricultor de tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária e estreitar as ações em parceria entre Embrapa e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Estes são os principais objetivos do termo de cooperação geral assinado pelas duas instituições na manhã desta terça-feira (18).
O ato aconteceu em momento mais que oportuno, na abertura da oficina de planejamento das ações de assistência técnica e extensão rural da Emdagro para 2013, com a presença de cerca de 200 agentes públicos de pesquisa e desenvolvimento agropecuário.
O presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza, assinou o documento pela empresa estadual. A assinatura, pela Embrapa, será do próprio diretor-presidente, Maurício Lopes, já que o termo, em modalidade conhecida como ‘guarda-chuva’, envolve ações de diversas Unidades da empresa no país. Assinaram como testemunhas o secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, o deputado estadual João Daniel e o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Edson Diogo Tavares.
Com a assinatura do termo, ficam estabelecidas as condições básicas de cooperação entre as duas instituições, o que já ocorre por meio da Embrapa Tabuleiros Costeiros há mais de 20 anos.
Os objetivos principais são definir, planejar, coordenar e executar estudos, levantamentos, pesquisas, planos e programas destinados ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico no âmbito da agricultura, pecuária, silvicultura e agroenergia, além de desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, biotecnologia, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico, tecnologia dos alimentos e química verde.
As duas entidades se comprometem a concentrar esforços a fim de viabilizar a aplicação prática dos conhecimentos técnico-científicos gerados pela pesquisa. O instrumento prevê, ainda, a assinatura de convênios e contratos para ajustes de implementação e viabilidade técnica e financeira de ações específicas.
O termo tem vigência de cinco anos a partir de sua assinatura, e deverá ser publicado no Diário Oficial da União assim que o presidente da Embrapa assiná-lo.
Para Jefferson Feitoza, a assinatura do termo é resultado natural do estreitamento das ações conjuntas nos últimos anos. “É um momento de muita importância, que vem consolidar a Embrapa como uma grande parceira do Estado de Sergipe e da Emdagro”, declarou.
Edson Diogo considerou o termo de cooperação um verdadeiro marco na longa história de parceria entre Embrapa e Emdagro.
Assessoria de imprensa
Deixe um comentário