Parceria inédita entre Incra e IFS garante curso tecnólogo para agricultores
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe obteve na última semana o aval da Comissão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para a abertura de um curso, visando à formação de tecnólogos entre agricultores assentados no estado.
Fruto de uma parceria inédita firmada entre a autarquia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), o curso tecnólogo em agroecologia formará 50 profissionais, selecionados entre agricultores e filhos de agricultores assentados. “Buscamos parcerias com o IFS e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), porque sabemos da importância da Educação como instrumento para a transformação e a melhoria da qualidade de vida nos assentamentos”, explicou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra em Sergipe.
De acordo com Góes, além da sustentabilidade promovida pela matriz agroecológica de produção, o direcionamento para a formação nessa área se deve à integração do Incra à Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, instituída pela presidente Dilma Rousseff, em agosto deste ano. “O Incra vêm empreendendo diversas ações em Sergipe que fomentam a implantação e o desenvolvimento da agroecologia nos assentamentos. Essa é uma diretriz estabelecida pela presidente e que, certamente, fortalece a busca por um modelo de desenvolvimento sustentável nas áreas de reforma agrária”, avaliou o superintendente.
O edital para o vestibular que definirá os futuros matriculados no curso tecnólogo em agroecologia será publicado ainda este ano e as provas deverão ser aplicadas no início de 2013.
Financiado com recursos do Pronera, o curso, que terá três anos e meio de duração, receberá um investimento de R$ 965 mil e será ministrado no campus do IFS no município de São Cristóvão (distante cerca de 26 Km de Aracaju).
Ascom Incra
Deixe um comentário