Novas programações marcam 1º ano do Museu da Gente
Dentro das programações comemorativas do 1º aniversário do Museu da Gente Sergipana, o Instituto Banese e o Governo do Estado vão inaugurar na próxima quarta-feira, 19, às 19 horas, a nova exposição do museu, intitulada ‘Do Colégio Atheneu Pedro II ao Museu da Gente Sergipana: o Sentido da Educação e a Poética do Espaço’. A exposição apresenta a história do antigo prédio do Atheneuzinho, que abriga o museu, desde a sua construção, em 1926, até a sua restauração em 2011.
De acordo com o superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu da Gente Sergipana, Ézio Déda, a exposição mostrará momentos marcantes da educação sergipana, além de destacar o premiado processo de restauro do prédio do Atheneuzinho e a importância do Museu enquanto espaço de fomento cultural.
“Trata-se de uma exposição didática e emocionante, pois conta uma história que envolve o recorte temporal de 85 anos do prédio, perpassando pelos seus diversos usos e acontecimentos. Durante o itinerário o visitante conhecerá essa história através de uma museografia criativa que envolve objetos, projeções e imprevisíveis descobertas”, disse Ézio Déda.
Durante o evento da quarta-feira, também serão lançados o novo site do Museu da Gente Sergipana e o Catálogo do Museu, que, localizado no antigo prédio do Atheneuzinho, na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro histórico de Aracaju, é dotado de recursos interativos e de multimídia que apresentam de modo divertido e inovador a história e as mais diversas manifestações culturais do povo sergipano.
Espaço consagrado
Projeto âncora do Instituto Banese, o Museu da Gente Sergipana foi inaugurado no dia 26 de novembro de 2011, como parte dos eventos comemorativos dos 50 anos de fundação do Banco do Estado. Criado em parceria do Banese com o Governo do Estado, o Museu começou a funcionar no dia 6 de dezembro do ano passado e já se consolidou como um dos pontos turísticos mais visitados de Aracaju, tendo recebido mais de 80 mil pessoas, entre sergipanos e turistas do Brasil e de mais de 25 países.
ASN
Deixe um comentário