Header Ads


IPTI participa de evento sobre inovação social e sustentabilidade na Austrália

Com o objetivo de discutir questões relacionadas à sustentabilidade e comunicação das organizações que desenvolvem inovação social, o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), participou da Summer School (Escola de Verão), anualmente organizada pelo Social Innovation Exchange (SIX), na Austrália.

O evento aconteceu na sede do TACSI (The Australian Centre for Social Innovation), na cidade de Adelaide, durante os dias 26, 27 e 28 de novembro, com o tema “Temores do Crescimento" – de grande interesse para o Instituto. “O evento não tinha o objetivo de gerar respostas, até mesmo porque cada caso é diferente do outro, mas sim de provocar discussões e reflexões para que cada um dos participantes pudesse enriquecer seu repertório e ampliar as possibilidades de encontrar o modelo de sustentabilidade mais adequado para sua organização”, explicou Saulo Barretto, coordenador de Relacionamento Institucional e Novos Negócios do IPTI.

Além das discussões diretamente relacionadas ao encontro, a participação do órgão proporcionou a possibilidade de articulação sobre possíveis parcerias e projetos com organizações internacionais, em especial da Austrália, Reino Unido e Singapura. O IPTI recebeu também o convite para integrar o Conselho do SIX, que se tornará independente em janeiro de 2013.

De acordo com Saulo Barretto, a troca valiosa de informações entre profissionais com os mesmos propósitos e causas em comum e palestras dos responsáveis por experiências bem sucedidas na área de inovação social foram muito importantes. “Ouvir representantes de instituições e de empreendimentos sociais como Lonely Planet, KaBoom e Tyze serve como inspiração para seguirmos adiante com a nossa missão”, diz.

Durante a viagem, foi organizada também uma visita à Canberra, capital australiana, onde o IPTI participou do seminário “Art, Science and Technology for Human Development”, a convite do RegNet (Regulatory Institutions Network), da Australian National University. Na oportunidade, foram discutidas possibilidades de cooperação com o Professor Peter Drahos, do RegNet, que já esteve em Sergipe em 2010 a convite do Instituto, em torno de um projeto em economia criativa.

ASN
Tecnologia do Blogger.