Defensoria promove Dia de Beleza para mulheres vítimas de violência
O Núcleo de Promoção e Defesa da Mulher (Nudem) e o Centro Integrado de Atendimento Psicossocial da Defensoria Pública do Estado (Ciaps) promoveram na última sexta-feira, 7, uma tarde de beleza para 40 mulheres vítimas de violência doméstica. A ação faz parte da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
A programação teve início no dia 06 de novembro e encerrou nesta segunda-feira, 10, com uma Mesa Redonda na Universidade Tiradentes (Unit), que tratou dos temas sobre tráfico de mulheres, violência psicológica contra a mulher, o que mudou com a Lei Maria da Penha, entre outros. Durante a campanha, a Defensoria Pública realizou panfletagem no bairro Santa Maria, palestras e outras ações em Aracaju e no município de Itabaiana.
As mulheres fizeram corte, escova, hidratação, maquiagem, massagem, acupuntura e participaram de sorteio de brindes. A dona de casa, Iolanda Mota, agradeceu a oportunidade. “Estou gostando muito e a cabeleireira é nota mil. Minha autoestima melhorou 100% e me sinto mais bonita. Essa iniciativa foi muita boa”, comemorou.
De acordo com a psicóloga do Ciaps, Jamile Lima, o objetivo foi proporcionar um momento diferente. “Pensamos em promover um dia bacana, alegre e diferente para elevar a autoestima dessas mulheres e esse momento de beleza está proporcionando isso, pois elas se sentem vivas e mais mulher. Sem as parcerias das empresas Mops, Água de Cheiro, Senac, Nabi e Pérolas Joias não teríamos realizado esse evento. Agradecemos a todos os parceiros pelo apoio”, pontuou.
A assistente social do Ciaps, Manuela Messias, destacou o empenho da equipe. “Todos se empenharam com amor e carinho para dar dignidade e elevar a autoestima das mulheres vítimas de violência. É um momento essencial para essas mulheres guerreiras e merecedoras da dedicação de nossa equipe”, enfatizou.
A coordenadora do Núcleo, Richesmy Libório, afirmou que a maior satisfação de toda equipe é ver a alegria estampada no rosto das mulheres. “Depois da massagem e do tratamento de beleza que envolve cabelo e maquiagem, elas já saem daqui com pensamentos elevados. Algumas já estão querendo curtir o novo visual em festinhas, bares e shoppings na companhia das amigas”.
Demonstrando alegria e satisfação, a funcionária pública que não quis se identificar em virtude das funções que exercem na comunidade, disse que sua vida está sendo reconstruída. “Quando cheguei aqui para ser atendida pela Defensoria Pública me sentia uma pessoa completamente destruída, em minúsculos pedaços em virtude de uma violência que sofri. Depois que entrei para o grupo e passei a participar de eventos como este, sinto que estou começando a reconstruir a minha vida”, desabafou.
A diarista Sanilda Alves, 37 anos, e mãe de cinco meninas, relatou que já sofreu com o ex-marido e decidiu dar um basta. “Sofria muito na época com as agressões verbais e graças a Deus estou separada há mais de cinco anos. Hoje me sinto mais feliz, apesar de quase não sair para me divertir, pois quando saio é somente com minhas filhas. O importante é que agora estou livre. Este dia está sendo muito especial, um momento agradável e fazer parte do grupo está sendo muito bom para mim”, festejou.
O cabeleireiro e professor do Senac, Valdeque dos Santos, destacou a parceria. “O Senac está proporcionando a essas mulheres um momento grandioso, onde elas têm sua autoestima elevada e se sentem mais mulher. Essa parceria também é louvável para colocar em prática o que os professores ensinam na sala de aula, afinal, muitos que estão aqui são alunos do curso de cabeleireiro. O trabalho deles estão sendo avaliados por mim e a iniciativa da Defensoria possibilita um momento de interação para que a sociedade tenha uma visão diferente dos serviços oferecidos pela instituição”, ressaltou.
ASN
Deixe um comentário