Governo realiza ações em homenagem a Luiz Gonzaga no ano de seu centenário
O dia 13 de dezembro é uma data especial para a cultura brasileira, em especial a nordestina. Isso porque foi neste dia que nasceu um dos filhos mais ilustres da região Nordeste: Luiz Gonzaga, o ‘rei do baião’, que em 2012 completaria 100 anos de vida. Considerado uma das mais importantes figuras da música popular brasileira, Gonzaga encantou e encanta diversas gerações com as melodias e letras marcantes.
Para celebrar a passagem do centenário do músico, o Governo de Sergipe instituiu o ‘Ano Cultural Luiz Gonzaga’ e, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizou algumas ações com o objetivo de reconhecer a sua importância para a formação da identidade cultural dos sergipanos. Essas ações iniciaram no mês de junho, durante os festejos juninos, que teve toda a sua identidade visual ligada ao rei do baião.
Outra iniciativa de grande destaque e que fez mais uma justa homenagem à Gonzaga foi o I Prêmio de Reconhecimento às Quadrilhas Juninas – Edição Centenário de Luiz Gonzaga, projeto que auxiliou, através de um aporte financeiro, 20 quadrilhas sergipanas.
“É muito importante para nós essas homenagens e esse reconhecimento ao nosso eterno Rei do Baião, afinal, Luiz Gonzaga foi um dos mais significativos personagens na construção da identidade nordestina e, principalmente, figura indispensável no que diz respeito à valorização desse povo”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino.
Alumiar
Vale lembrar outro projeto do Governo, através da Secult, que tem homenageado Luiz Gonzaga semanalmente. Trata-se do II Alumiar – Festival de Novas Composições de Forró, que desde o dia 24 de novembro atrai centenas de pessoas para a Orla de Atalaia, em Aracaju.
A cada nova seletiva, cordéis que homenageiam o Rei do Baião são declamados. Sem contar nos diversos concorrentes que levaram ao concurso músicas que o homenageiam. Além disso, a Banda Alumiar, como é chamado o grupo que se apresenta no evento, canta diversas músicas históricas como ‘Asa Branca’, ‘Chote das Meninas’, ‘Juazeiro’, ‘A Vida do viajante’ e muitas outras.
Praça Luiz Gonzaga
As homenagens ao Rei do Baião não se resumem a eventos culturais. No ano do seu centenário, o Governo do Estado também reformou a praça que carrega o nome de Gonzaga, localizada na Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros, e deu um novo aspecto as dependências do antigo hidroviário da cidade.
Lá, foram feito serviços de calçamento, urbanização, iluminação, implantação de bancos e muito mais. Além disso, um novo busto será inaugurado em breve, reafirmando o compromisso do Governo com a preservação das raízes e do bem estar dos sergipanos. “Se o pessoal do local preservar terá sempre um ambiente bonito”, conta Araci Pereira, que reside nas proximidades da Praça na Atalaia Nova há 11 anos.
Reforma do Complexo Cultural Gonzagão
Os forrozeiros de Sergipe também tiveram outra ótima notícia no ano do centenário do mestre do forró: o Governo do Estado, através da Secult, conseguiu firmar convênio com o Ministério da Cultura (MinC) para revitalizar o Complexo Cultural Gonzagão, localizado no conjunto Augusto Franco, em Aracaju.
Essa será a primeira reforma pela qual passará o Complexo Cultural Gonzagão, inaugurado em 1990. O projeto de reforma do Gonzagão engloba a recuperação dos da Casa de Forró, do Espaço Cultural Gonzaguinha, dos quiosques e da bilheteria. Além disso, serão feitas melhorias nas instalações elétricas e hidro-sanitárias, na cobertura do espaço e na pavimentação, dentre outras intervenções estruturais.
ASN
Deixe um comentário