Familiares e adolescentes se emocionam durante confraternização natalina do Cenam
“É melhor meu filho aqui do que nas ruas. Eu pedi à juíza para meu menino vir para o Cenam porque quero ele vivo e aqui está guardado, longe das drogas”. O desabafo foi da dona de casa e mãe do adolescente de 17 anos, durante a confraternização natalina que aconteceu nesta sexta-feira, dia 14, no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), unidade socioeducativa da Fundação Renascer.
A confraternização aconteceu na quadra de esportes, onde os familiares dos jovens e funcionários se emocionaram com a mensagem de amor e paz deixada pelo padre Peixoto, além das palavras do missionário Valério e das apresentações teatrais e do coral formado por mulheres portadoras do câncer de mama.
Satisfeita e também emocionada, Antônia Menezes, diretora-presidente da instituição, relatou que este é um momento extremamente importante para o cumprimento do que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quanto à integração familiar. “O evento tem como objetivo maior a confraternização dos familiares, adolescentes e equipe técnica e gestora da unidade”, ressaltou.
Wigner Quintela, diretor do Cenam, explicou que iniciativa é uma forma de estreitar os laços entre as famílias, os socioeducandos e a unidade. “Fico feliz porque é o desfecho de mais um ano que está encerrando e nada mais justo do que a gente comemorar o Natal com esses jovens que aqui estão e ficam longe de suas famílias”, contou.
Para o diretor Operacional da Fundação Renascer, Rivaldo Sobral, a intenção da instituição é o convívio familiar. “Claramente temos obtido a integração desses jovens com seus familiares aqui no Cenam. É mais um ano que se passa e acredito que esse evento tem coroado os objetivos desejados pela diretoria”, afirmou.
Os adolescentes de 14 anos e de 18 anos, que estão cumprindo medida de internação há pouco mais de três meses, relataram que essa foi a primeira vez que passam o Natal longe da família. “Espero não passar o final de ano aqui. Quero ter uma vida normal. Sei que errei e quero melhorar”, disse um deles.
Pela quarta vez o padre Peixoto participou da celebração natalina com os adolescentes e funcionários do Cenam. “Sinto-me bem quando venho aqui. Espero que, daqui para frente, possamos cuidar mais de nossos filhos, que os pais tenham mais firmeza”, orientou.
A confraternização faz parte das comemorações de final de ano promovidas pela Fundação Renascer. Durante a festa foi servido um lanche e houve distribuição de presentes para os familiares. Além disso, houve sorteio de brindes. Durante esta semana haverá confraternizações em outras unidades.
ASN
Deixe um comentário