Header Ads


Assentados realizam reflorestamento de matas ciliares no município de Estância

Os assentados que participam do projeto Agroflorestas SE realizaram esta semana mais um plantio de mudas nativas e frutíferas no assentamento Rosa Luxemburgo, no município de Estância, região Centro-Sul de Sergipe. A atividade é uma das ações do Agroflorestas SE, que conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, e é realizado pela Acase (Associação de Cooperação Agrícola do Estado de Sergipe).

O projeto é desenvolvido desde 2010 em cinco assentamentos do Estado – além do Rosa, integram o projeto os assentamentos Bispo Dom Hélder, Paulo Freire II e Manuel Ferreira, em Estância, e Dom Hélder Câmara,Itaporanga D´Ajuda – e beneficia 480 famílias.

Rita Henrique Santos, coordenadora-geral da Acase, explica que o problema emergencial colocado pelos assentados daquela região é a proteção dos recursos hídricos aliada à sobrevivência das famílias. “Daí ideia de implantar um projeto de recuperação ambiental das matas ciliares e do solo por meio do manejo e de práticas de conservação”, observa Henrique. Ao todo serão plantadas 10 mil mudas nativas e frutíferas distribuídas nas cinco áreas.

“Oportunidade única” - Além do reflorestamento das matas ciliares, o projeto também desenvolveu capacitações em agroecologia; instalou um viveiro de produção das mudas e minhocário; implantou a meliponicultura nos assentamentos, aproveitando o potencial polinizador das abelhas na recuperação de áreas degradadas, e proporcionou aos participantes atividades de intercâmbio e do Teatro do Oprimido.

“Para nós, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), projetos como o Agroflorestas oferecem uma oportunidade única de conhecer novas formas de trabalhar a terra, respeitando-a e dela tirando o nosso sustento. É o que buscamos no Movimento”, observa José Alberto dos Santos, dirigente nacional do MST.

Assessoria de Imprensa
Tecnologia do Blogger.