Header Ads


Aracaju tem queda de 88,44% de casos de dengue

A Prefeitura de Aracaju vai terminar o ano de 2012 com queda nos números de casos de dengue, mês a mês. Comparando com dezembro de 2011, a queda é vertiginosa: de 199 casos notificados para 23 casos em dezembro de 2012, o equivale uma redução de 88,44% de casos notificados para o mesmo período.

Em todos os meses deste ano, de janeiro a dezembro, Aracaju está classificada como baixa incidência, o significa dizer que registrou menos de 100 casos por 100 mil por habitantes, mensalmente.

Com o somatório dos 12 meses de 2012, o município de Aracaju ficou classificado com alta incidência, com 364,13 casos por 100.000 habitantes. "Ainda assim, epidemiologicamente, o somatório do ano não reflete na condição da transmissão atual da doença", explica a coordenadora do Programa Controle da Dengue de Aracaju, Taíse Cavalcante.

De acordo com a coordenadora, mesmo com o número de 2.140 casos confirmados em 2012, em Aracaju apenas 15 casos foram classificados como dengue grave (dengue com complicação e dengue hemorrágica), o que equivale a menos de 1% de caso. Também não houve este ano em Aracaju nenhum óbito, por dengue.

A coordenadora ressalta que o número de casos notificados em Aracaju também reflete a sensibilização dos profissionais de Saúde e da própria comunidade em relação à prevenção aos cuidados com a doença. "A PMA capacitou os profissionais da Saúde para que notificassem e tratasse mais precocemente pessoas com suspeitas para evitar a gravidade da doença e óbitos", afirma.

Aumento de casos

No Brasil, em julho de 2010 começou a circular o vírus tipo 4 que não circulava há 28 anos. Esse fenômeno por si só determina o aumento do número de casos, isso porque a população não tem a proteção do novo vírus. Em Aracaju, a introdução desse vírus foi verificada a partir de outubro de 2011.

"Assim como todo o resto do País era esperado o aumento na incidência da doença. Aqui em Aracaju, com o trabalho da força-tarefa e das ações diárias dos agentes de endemias e de limpeza, a Prefeitura de Aracaju impediu a ocorrência de 81,79% dos casos esperados para 2012. Eram esperados pelo menos 11.754 casos de dengue, o que equivaleria a 2% da população de Aracaju. No cálculo do Ministério da Saúde, dois por cento da população de cada cidade brasileira pode apresentar a doença no momento de introdução do novo vírus, no caso específico para a dengue".

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, diz que a PMA foi bem-sucedida na luta contra a dengue dada à rotina do trabalho de campo para controlar o vetor. "Dessas estratégias destacamos a ação diária dos agentes de endemias, retirada de pneus das ruas, eliminação de focos, aplicação de inseticidas em áreas prioritárias, as capacitações dos profissionais, realização de hemogramas nas unidades básicas, força-tarefa nos dias de sábado e a mobilização das comunidades", afirma.

A secretária afirma que os Dados Epidemiológicos da Dengue de Aracaju são avaliados pelo Ministério da Saúde. Esses dados também são democratizados regularmente, todas as terças-feiras, para a imprensa local. Os dados também ficam à disposição da população no hotsite da dengue, na página eletrônica da Prefeitura de Aracaju.

Ascom SMS
Tecnologia do Blogger.