Header Ads


Márcio Garcez expõe fotografias do folclore sergipano

Dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, em Brasília (DF), o mês será de festividades e a data não passará em branco. A partir do dia 6 de novembro, na galeria do 10º andar do anexo IV, da Câmara dos Deputados, o fotógrafo sergipano Márcio Garcez abrirá para visitação, sua exposição intitulada ‘Lambe-Sujos x Caboclinhos’.

A mostra composta por 40 fotos nos faz sentir o enfrentamento teatral entre os Lambe-Sujos e os Caboclinhos, que tem como cenário do ‘combate’ a histórica cidade de Laranjeira (SE), a 21 quilômetros distantes da capital sergipana. O folguedo é o destaque, o canal vivo de divulgação dessa tradicional manifestação sócio-cultural. Além da exposição, um catálogo será lançado junto com a abertura oficial da exposição, no dia 20 de novembro, às 11h.

Laranjeiras é desde 1996, Patrimônio Histórico e Artístico Nacional exemplificando seu destaque nacional. As fotografias foram feitas na intenção de registrar a perpetuação e valorização da legitimidade do folclore local.

A apresentação, que acontece nos segundos domingos de outubro, reproduz a luta do negro escravo pela sua liberdade e a participação do índio catequizado na caça aos fugitivos em busca dos quilombos. Onde acontece o encontro do índio e do negro também sobrevêm a colisão do folclore com a vida urbana. O contraste das cores, que alude à diversidade racial, é gravado no tempo e pode ser posto em exposição depois de acontecido.

A exposição é um testemunho do clamor por igualdade racial e diante dos registros fotográficos, todos que os contemplam tendem a refletir sobre a importância do respeito e da coragem. As fotografias de Márcio Garcez exemplificam a importância da sensibilidade na fotografia e que somado à luz, o sentimento possui um papel imprescindível na reprodução do olhar.

Para o jornalista Milton Alves, o trabalho de Márcio Garcez representa além do valor profissional, toda a riqueza da cultura sergipana, que são perpetuadas por meio das lentes. “Aonde quer que ele exponha essas fotos, hão de saber a dimensão da riqueza cultural de Sergipe”.

Garcez se interessa por cultura e já dedica suas fotografias a ela há algum tempo. Em um trabalho não remunerado, é movido pelo desejo de promover as manifestações artísticas locais e incentivá-las, despertando interesse dos que ainda não foram cativados e propagando a importância do conhecimento e zelo de nossas raízes.

E assim, Márcio Garcez faz um trabalho consciente, norteado por um expressivo apelo popular e alicerçado em preceitos de cunho cultural e antropológico. Atualmente, é um dos mais requisitados e premiados fotógrafos da nova geração de sergipanos, não sem razão, foi selecionado em edital nacional, com o conceito "A", escolhido pela Comissão Consultiva do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, em Brasília. De parabéns, pois, a Câmara que festeja o "Mês da Consciência Negra" com essa individual e extraordinária exposição fotográfica do talentoso Márcio Garcez.

Em janeiro de 2013, a exposição ‘Lambe-Sujos x Caboclinhos’, estará em Aracaju, no Museu da Gente Sergipana.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Tecnologia do Blogger.