Header Ads


Seed visita estudantes que participaram das Paraolimpíadas Escolares

Diretores de escolas estaduais e municipais, dirigentes regionais de ensino e coordenadores de gestão escolar e do magistério de São Paulo chegaram a Aracaju na manhã desta segunda-feira, 22, para visitar as unidades escolares sergipanas vencedoras na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2012. A primeira unidade a receber a comitiva foi o Colégio Estadual Barão de Mauá, localizado no bairro Orlando Dantas, vencedor da etapa estadual do prêmio. A programação se estende até a próxima sexta-feira, 26, envolvendo cinco escolas da capital e do interior. O intercâmbio é promovido com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O grupo foi recepcionado com apresentação da banda de percussão do Barão de Mauá, referência em Sergipe. Os gestores também assistiram a uma apresentação de hip-hop, promovida pelos alunos, bem como a demonstração de "Arte na Lata". As performances resultaram de projetos desenvolvidos dentro da unidade de ensino.

A coordenadora do Prêmio Gestão Escolar de Sergipe, Maria Gerinalda Santos Lima, enfatiza que o objetivo da visita é a troca de experiências. "São Paulo e Sergipe são estados diferentes, cada qual com suas particularidades. Apesar disso, entendemos que perceber as diferentes realidades produz uma visão mais completa sobre o ensino. Só quem ganha com isso é a sociedade brasileira, que presencia a busca cada vez mais uma educação de qualidade", disse.

Para Neusa Rocca, coordenadora do Prêmio Gestão Escolar de São Paulo, a expectativa é retornar ao Estado com as experiências que obtiveram êxito em Sergipe. "Esperamos conhecer as escolas sergipanas com boas práticas e iniciativas, poder colher essas informações, aproveitar as experiências colhidas aqui e, quem sabe, adaptá-las à realidade paulista. O intercâmbio é sempre válido. É uma oportunidade para fortalecer a gestão escolar dos dois Estados", enfatizou.

Professora Lea Silva Moraes

Selecionada entre 534 instituições de ensino inscritas em todo o Estado de São Paulo, a Escola Estadual Professora Lea Silva Moraes, do município de Ilha Solteira, recebeu o título "Destaque Estadual" do Prêmio Gestão Escolar 2012. A escola atende a 570 estudantes do Ensino Fundamental e foi eleita pelo êxito nas gestões participativa e pedagógica, dois dos cinco eixos avaliados pela comissão do Prêmio Gestão Escolar. O coordenador pedagógico da unidade de ensino, Rogério Rosseto, também faz parte da comitiva em visita às escolas sergipanas. Segundo ele, projetos e parcerias de sucesso fizeram da Lea Silva Moraes campeã na etapa paulista. "Temos uma parceria frutífera com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), cujo campus em nossa cidade oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação. Através dela, promovemos aos nossos alunos plantões e oficinas preparatórias para olimpíadas escolares de língua portuguesa, física e matemática, por exemplo, nas quais eles sempre conquistam medalhas. Essas vitórias enriquecem o currículo dos alunos e também da escola", exemplificou o gestor.

Professor Sylvio de Araujo

Localizada no município de Rio Claro, distante 190 km da capital paulista, a Escola Estadual Professor Sylvio de Araujo também é uma das finalistas do prêmio na etapa de São Paulo. Em visita à Sergipe, o diretor Paulo César espera colher informações a respeito das escolas sergipanas e repassar experiências exitosas de sua unidade de ensino.

"Temos o projeto ‘Eu leitor', que envolve os alunos em momentos culturais e também resulta na produção de jornais semestrais e uma revista anual. Desenvolvemos o projeto ‘Este mundo também é meu', voltado para a educação ambiental, e o ‘De mãos dadas com a comunidade', que oferece diversas atividades gratuitas aos moradores, como a prática de esportes, por exemplo", citou o diretor.

Barão de Mauá

Já em Sergipe, o Colégio Estadual Barão de Mauá é o destaque do Prêmio Gestão Escolar. Para a coordenadora do colégio, Martha Helóisa, alguns fatores contribuíram para o desempenho da escola.

"Melhoramos nossos resultados devido a ações interdisciplinares, como o nosso projeto de avaliação. Através dele, nosso aluno é avaliado qualitativa e quantitativamente. Ele participa de diversas atividades e isso melhorou muito nosso índice de aprovação, reduzindo, consequentemente, os índices de reprovação e evasão escolar. Ter uma equipe gestora e docente unida e comprometida também contribui para tal resultado", revelou.

Ainda segundo a coordenadora, receber o Prêmio Gestão Escolar acarreta em orgulho e encargo. "A partir desse prêmio temos uma responsabilidade ainda maior de corresponder à confiança depositada no colégio pela comunidade e de continuar sendo referência no bairro e, agora, na rede estadual", declarou Martha.

Gestores sergipanos vão a São Paulo

De 4 a 9 de novembro, uma equipe de Sergipe visitará também as unidades de ensino de São Paulo para conhecer as experiências na gestão escolar da região. Eles se juntarão à diretora do C.E. Barão de Mauá, professora Maria Cristina Santos, que foi aos Estados Unidos no dia 9 de outubro para participar do intercâmbio educacional, por ter vencido em primeiro lugar a etapa estadual do Prêmio Gestão. A diretora deve chegar ao Brasil em 5 de novembro para a cerimônia de Premiação do Prêmio Nacional de Gestão Escolar em São Paulo.

Fonte: Ascom
Tecnologia do Blogger.