Header Ads


Bairros recebem ações de combate à leishmaniose

A partir desta segunda-feira, 29, os bairro Novo Paraíso e Santos Dumont recebem ações preventivas e de controle da leishmaniose, doença também conhecida como calazar.

Da ação, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Aracaju percorrem a ruas fazendo a coleta do sangue em cães suspeitos de estarem com a doença. Em paralelo a esta iniciativa, em outro ponto da cidade, as equipes iniciam controle químico contra o mosquito da palha, o vetor da doença, em algumas residências do bairro Novo Paraíso.

Bairro Novo Paraíso

Até a quarta-feira, 31, as equipes do CCZ atuam no bairro Novo Paraíso. As ações acontecem em locais de risco para o calazar como residências que apresentam condições favoráveis à reprodução do mosquito da palha. Durante três dias, os agentes do CCZ estarão reunidos das 8h as 12h da manhã aplicando inseticida para o tratamento químico em terrenos, recinto de animais, quintais e locais com acúmulo de folhas secas, entulho ou material orgânico em decomposição.

“Com tratamento químico visamos eliminar o mosquito, orientar a comunidade para prevenção assim como combater a presença do vetor para garantir a saúde dos moradores e dos animais”, destaca Wilson dos Santos, coordenador do Programa de Controle de Leishmaniose Visceral.

Wilson dos Santos acrescenta que a cada nova intervenção os moradores também recebem dicas sobre cuidados básicos para prevenção. A comunidade é alertada para a manutenção e limpeza das áreas favoráveis (recintos, terrenos, áreas com entulho) e para importância de levar o animal periodicamente ao veterinário para exames.

Coleta de sangue

De 29 de outubro a 9 de novembro, o bairro Santos Dumont recebe das 8h às 17h ações de coleta de sangue em cães suspeitos de calazar. Após a coleta, as amostras são levadas para analise no próprio laboratório do CCZ que informará aos proprietários de animais em caso de diagnóstico positivo para enfermidade.

Fonte: Ascom SMS
Tecnologia do Blogger.