Homens são presos por praticar sequestros
Uma operação conjunta do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Polícia Civil e Militar culminou na prisão de cinco homens. Eles são acusados de praticar vários sequestros relâmpagos nos últimos dois meses em Aracaju, além de duas extorsões mediante sequestro.
Os acusados abordavam vítimas com carros de luxos. Eles faziam as vítimas de reféns e as conduziam para caixas eletrônicos, onde realizavam saques. O último sequestro relâmpago foi realizado no dia 25 de agosto quando eles abordaram um motorista de um Corolla no bairro 18 do Forte. A vítima foi conduzida até um caixa eletrônico onde sacou cerca de R$ 3 mil e entregou aos assaltantes.
Os policiais realizaram a prisão dos acusados em momentos distintos no bairro Santa Maria, em Aracaju, no municio de Neópolis e no município de Nossa Senhora do Socorro. O acusado Mauro Sérgio de Souza Feitosa, conhecido como ‘Maurinho’ estava foragido desde a saída temporária da Semana Santa. Ele foi condenado a mais de 50 anos de prisão por envolvimento com assaltos, tráfico de drogas e homicídio.
Os demais acusados - Jocélio de Jesus Santos, 35 anos, Edivânio melo, 38, Gildevan Lima Feitosa, 31 anos, e Ivan dos Santos, 30 anos- também já possuem passagem pela polícia. Segundo o delegado Cristiano Barreto, a ajuda da população, através do Disque-Denúncia, foi fundamental para localização dos acusados.
“Após várias diligências em Pedra Branca, Capela, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória conseguimos prender os membros da quadrilha. Alguns chegaram a praticar um crime pouco comum que é a extorsão mediante seqüestro”, afirma Cristiano Barreto.
O delegado Everton Santos ressaltou que os acusados utilizavam os celulares das vítimas para solicitar o resgate. “Tivemos dificuldades para localizar os acusados, pois os celulares utilizados eram das vítimas para solicitar o resgate. Eles pediam valores baixos para a família levantar o dinheiro em pouco tempo”, detalha o delegado.
Alerta
Em casos de sequestro relâmpago, o coronel da Marconi Cabral da Polícia Militar recomenda aos motoristas a ficarem alertas. “Para evitar situações de sequestro-relâmpago, as vítimas precisam evitar estacionar em locais desertos. Evitar hábitos também é importante, como não estacionar sempre no mesmo lugar ou usar trajetos diferentes”, orienta.
O coronel ainda explica que as vítimas durante ação dos criminosos devem evitar olhar fixamente para os seqüestrados e não reagir. “Além dos cuidados a serem tomados, as vítimas devem registrar o boletim de ocorrência. As denúncias e os boletins colaboram muito nas investigações da polícia”, destaca o coronel Marconi.
Por Adriana Freitas/InfoNet
Deixe um comentário