Estudante do IFS participa da Olimpíada Internacional
Marvin Dias, aluno do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Lagarto, viveu uma experiência muito importante para a sua vida. O estudante foi o único do Nordeste a participar da Olimpíada Internacional de Linguística, que este ano aconteceu na cidade de Liubliana, na Eslovênia, e contou com a participação de 132 estudantes de 26 países.
Segundo Marvin, que contou com as orientações de Anselmo Vital e Taysa Mércia, professores de Língua Portuguesa do IFS, a experiência foi incrível. “A equipe brasileira manteve a tradição de fazer um passeio antes da competição. Até chegar à Eslovênia, passamos pela França, Alemanha, República Tcheca e Áustria. Conhecer tantos países e pessoas legais é uma das melhores recompensas que se pode conseguir participando de olimpíadas acadêmicas como essa”, conta.
A competição foi iniciada no dia 30 de julho, com realização da prova individual no dia 31. “No dia 2 de agosto, aconteceu a prova em equipe, na qual o Brasil, infelizmente, não se saiu muito bem, apesar de termos tido este ano um treinamento mais sistematizado que em 2011. Resolvemos listas de exercício em casa, além do treinamento presencial, que aconteceu em São Paulo”, diz.
Apesar de não terem se saído muito bem coletivamente, os estudantes brasileiros conseguiram trazer ótimos resultados: uma medalha de prata, uma de bronze, uma menção honrosa e um prêmio de melhor solução de uma das questões propostas. “Eu, apesar de não ter sido premiado, cheguei bem perto: uma diferença de apenas 4 pontos me tirou a menção”, lamenta Marvin.
Quem pensa que a ausência de bons resultados pessoais na olimpíada deste ano desanimou o aluno do IFS está muito enganado. “Cada participação é um aprendizado. Ano que vem, com certeza vou participar mais uma vez da competição, que será realizada em Manchester, na Inglaterra”, garante.
Congratulações
O reitor do IFS, professor Ailton Ribeiro de Oliveira, fez questão de ressaltar a importância da participação dos alunos do instituto em eventos dessa amplitude. “O nosso aluno Marvin está de parabéns por essa excelente colocação na olimpíada no Brasil e pela participação na etapa internacional. Sempre incentivamos os nossos estudantes a participarem de projetos de pesquisa e extensão, além de eventos internos e externos. Isso fortalece o seu aprendizado e a sua futura carreira profissional”, declara.
Fonte: Ascom IFS
Deixe um comentário