Centenário do prédio do Poder Executivo é celebrado em Maruim
Na manhã desta quinta-feira, 25, o município de Maruim celebrou o centenário de inauguração do prédio do Poder Executivo local.
As comemorações iniciaram com a missa em ação de graças, celebrada pelo Pe. Paulo Sales. Em seguida, houve o hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional. A placa comemorativa foi descerrada pelo prefeito e de vice-prefeito de Maruim, Jeferson Santana e Murilo Mota, respectivamente.
“É com muita alegria que celebramos esta importante data para o município, que possui valor histórico imensurável”, declarou o prefeito de Maruim. Jeferson destacou que a última reforma executada no prédio, aconteceu em sua primeira gestão administrativa (2005-2008).
A historiadora Lúcia Marques reforçou o valor histórico do prédio da prefeitura, que foi inaugurado em 25 de julho de 1913. E destacou a ação para compartilhar o sentimento histórico com os demais munícipes.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, declarou como válida toda a iniciativa de valorização da nossa história.
O prédio
O prédio da prefeitura, situado na Praça Barão de Maruim, foi inaugurado em 25 de julho de 1913, 54 anos após a emancipação política. A primeira função do novo prédio público, construído com auxílio do médico e senador Gonçalo de Faro Rolemberg, foi acomodar a Intendência Municipal, que era administrada pelo Cel. José Nunes Maynart, auxiliado pelo conselho municipal formado pelo Major Joaquim Ferreira de Araújo e por José Barbosa de Araújo.
A solenidade de inauguração do prédio municipal foi presidida pelo Pe. Antídio Teles de Menezes, vigário da Paróquia de Senhor dos Passos, e contou com a presença de dezenas de autoridades locais.
Outras ações
O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, entregou novos veículos às Secretarias de Ação Social (um carro) Saúde (quatro carros, sendo duas ambulâncias) e Agricultura (uma retroescavadeira).
Segundo o prefeito, os veículos serão fundamentais para atender às necessidades da população, sobretudo das localidades mais afastadas da sede municipal.
Por Assessoria de Comunicação
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