Header Ads


Projeto Cultura em Foco recebe prêmio do Ministério da Cultura

Mais uma vez o projeto ‘Cultura em Foco’, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), organização social sergipana coligada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), foi reconhecido nacionalmente pelo trabalho social que desenvolve. Coordenado e idealizado pela pesquisadora, arquiteta e doutora em Comunicação Renata Piazzalunga, o projeto desenvolvido no município de Santa Luzia do Itanhy, na região sul de Sergipe, foi um dos contemplados no Prêmio Brasil Criativo, na categoria ‘Novos Modelos de Gestão de Empreendimentos e Negócios Criativos’. O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Economia Criativa, do Ministério da Cultura do Brasil (Minc).

Um dos vencedores também do 3° Prêmio Objeto Brasileiro, promovido no último mês de outubro, pela instituição cultural A CASA - Museu do Objeto Brasileiro, de São Paulo, o ‘Cultura em Foco’ foi desenvolvido entre os anos de 2009 a 2011, com artesãos locais, sob a proposta da ‘inclusão empreendedora’, através da geração de trabalho e renda com ações que promovessem um desenvolvimento sustentável. “A vertente conceitual defendida pelo projeto para nortear a criação era de que os produtos gerados fossem de design brasileiro com a inserção de técnicas artesanais e, a partir daí, potencializamos a economia por meio de uma característica local”, ressaltou Renata.

“Este prêmio recebido pelo IPTI - que tem contado com apoio do Governo do Estado de Sergipe - é uma demonstração da aplicação da ciência e tecnologia nos aspectos posicionais da economia criativa e o reforço dos aspectos e da riqueza cultura existente em Sergipe. Registre-se que as atividades desenvolvidas exercitam a imaginação e resultam também em um valor econômico que é agregado”, destaca o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento.

O projeto ‘Cultura em Foco’ concorreu com outros 222 inscritos no Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras no período de 13 de fevereiro a 30 de abril de 2012, na categoria Novos Modelos de Gestão de Empreendimentos e Negócios Criativos. Em uma segunda fase de avaliação, os projetos classificados passaram pela análise de uma comissão de 34 membros, composta por representantes do Governo Federal e da sociedade civil atuantes nas áreas criativas. Foram premiadas 69 iniciativas da região Nordeste, 53 do Sudeste, 10 do Centro-Oeste, nove do Norte e nove da região Sul. Para a secretária da Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, um dos fatores importantes do prêmio é que ele ‘sinaliza’ para a sociedade que a Economia Criativa está inserida na pauta do governo federal. “É uma vitória dos setores criativos brasileiros”, comentou.

Ascom Sedetec
Tecnologia do Blogger.