Secult prepara Simpósio do 38º Encontro Cultural de Laranjeiras
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) prepara mais uma edição do simpósio que acontece anualmente dentro do Encontro Cultural de Laranjeiras. O evento será realizado nos dias 9, 10 e 11 de janeiro de 2013, no auditório da Universidade Federal de Sergipe, em Laranjeiras, e traz discussões sobre o tema ‘Lúdica: poder comunicante’.
A principal novidade dessa edição é a ampliação da duração do evento, que nos anos anteriores durava dois dias, e em 2013 acontecerá em três. Com a realização do simpósio, a Secult e seus parceiros envolvidos na realização esperam atrair um público formado por estudantes, professores, pesquisadores da cultura popular, brincantes e pessoas interessadas no tema.
Na abertura do simpósio o historiador e presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Jorge Carvalho, fará uma palestra contando um pouco sobre a vida e obra do escritor, jornalista e pesquisador Luiz Antonio Barreto, que faleceu em abril desse ano. No dia será lançado o último livro escrito pelo jornalista.
No primeiro dia também haverá a abertura da Comunicação de Trabalhos Acadêmicos, que consiste na apresentação de estudos sobre a cultura popular através de pôsteres. Os trabalhos serão debatidos numa roda de conversa a acontecer no último dia do simpósio. Completam a programação do evento palestras e mesas-redondas que contarão com a participação de pesquisadores convidados.
O simpósio é uma realização da Secult em parceria com Sebrae, Segrase, Prefeitura de Laranjeiras e Núcleo de Pós-graduação em Geografia da UFS, através do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento. Mais informações através do telefone (79) 3179-1924 ou pelo email contato@cultura.se.gov.br.
Sobre o simpósio
O simpósio é um dos pontos altos do Encontro Cultural de Laranjeiras, que acontece no período de 7 a 13 de janeiro de 2013, e para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, é um espaço para reflexão e para exaltação da sergipanidade.
“É um momento para dar visibilidade às pesquisas que abordam o universo da cultura popular e para criar um diálogo com a sociedade sobre esse tema formador da nossa identidade enquanto sergipanos. Realizar esse evento dentro do Encontro Cultural de Laranjeiras é muito simbólico para todos nós”, destaca Eloísa.
O secretário adjunto de Estado da Cultura e coordenador do simpósio, Marcelo Rangel, destaca que o simpósio abre com louvor as atividades anuais da secretaria. "Laranjeiras é uma cidade que respira cultura e é revigorante para nós que fazemos a Secult iniciar o ano com atividades nessa cidade e mais precisamente neste evento, que já está marcado no calendário e no coração dos sergipanos", diz.
ASN
Deixe um comentário