Sala de Biologia é a nova atração da CCTECA
Professores e pais agora têm à disposição um verdadeiro arsenal de ferramentas para instigar as crianças nas mais diversas áreas do conhecimento. A Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), localizada no Parque da Sementeira, acaba de ganhar uma Sala de Biologia, um ambiente voltado para a educação científica.
Nela instrutores mostram que não é necessário ser cientista para querer entender como e por que os fenômenos ocorrem. Estudantes da rede pública, particular e visitantes têm a oportunidade de conhecer os efeitos do alcoolismo no corpo humano e os efeitos do fumo; além disso, uma maleta com instrumentos que mostram de forma didática as consequências do uso das drogas no organismo. Há ainda um dorso humano, microscópios, modelos de célula animal e vegetal, pele humana, modelos embrionários, esqueleto e crânio humano.
“Nesse espaço, os estudantes e visitantes também poderão aprender sobre o sistema circulatório e os efeitos de algumas doenças como osteoporose. Sem contar que aqui, na Casa de Ciência e Tecnologia, temos salas de matemática, física e astronomia. Dessa forma a CCTECA cumpre o papel de ser um grande laboratório para todas as escolas da rede pública do Estado”, comenta o professor Augusto César, diretor da CCTECA.
Durante a visita, as crianças são guiadas por monitores e podem conhecer o acervo da CCTECA, composto por mais de oitenta experimentos distribuídos em salas voltadas para informática, matemática, eletromagnetismo, mecânica, hidrostática, hidrodinâmica e acústica, 20 painéis de paisagens cósmicas contando a história do Universo, além de amostras de meteoros, como o Canyon Diablo, de 50 mil anos, caído nos Estados Unidos da América.
Para a secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, a inauguração da Sala de Biologia vem promover a democratização do ensino das ciências entre os cidadãos do Estado de Sergipe, através de seus experimentos científicos, interativos e pedagógicos. “A grandeza do país vem da qualidade de vida do seu povo, vem do conhecimento, que é aquilo que cria a sociedade do futuro. Por isso é preciso inovar o conceito de progresso. Em vez de receber o conhecimento pronto e fragmentado em disciplinas, com a CCTECA os estudantes aprendem a buscar respostas para problemas a partir da investigação científica, do levantamento de hipóteses e do compartilhamento de dúvidas”, disse entusiasmada a secretária.
A CCTECA foi criada em 2009 pela Prefeitura de Aracaju em parceria com MCT e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O projeto arquitetônico, execução da obra e compra de equipamentos foram realizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Atualmente, sua administração está vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e conta com a parceria da UFS para consultoria científica.
“A Universidade Federal de Sergipe fica muito feliz e parabeniza a Secretaria Municipal de Educação por incentivar a formação do conhecimento. A educação realmente é um instrumento transformado. A Casa de Ciência e Tecnologia é sem dúvida uma das mais significativas ações da Prefeitura de Aracaju”, diz André Mauricio Conceição, vice-reitor da UFS.
“Esse projeto foi financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, a Fapitec, em parceria com o CNPQ e a Prefeitura do município. E o grande resultado que a gente espera de uma ação como essa é despertar nas crianças, futuros profissionais, de forma que não vejam a ciência como algo distante. A grande empolgação é esse despertar da ciência. A gente vai buscar sempre apoiar”, José Ricardo de Santana, diretor-presidente da Fapitec.
Funcionamento
Grupos com menos de dez pessoas não precisam agendar a vista. Tratando-se de escolas, o agendamento é necessário, através do número (79) 3217-3370, pessoalmente ou por envio de ofício via e-mail para ccteca.planetario@yahoo.com.br, contendo o nome da escola, data da visita, quantidade de alunos (de 10 a 100 pessoas). A CCTECA funciona de terça a sexta das 9h às 12h e 14h às 17h; aos sábados e domingos das 14h às 17h. A entrada é gratuita.
Prefeitura de Aracaju
Deixe um comentário