Header Ads


Governo conclui seminários para quase 5 mil catadores de laranja

Técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) concluíram nesta sexta-feira, 7, o Seminário Estadual de Integração do Programa Mão Amiga nos 14 municípios sergipanos que integram a cultura da laranja e são beneficiados pela iniciativa. O seminário, que aconteceu também nos dias 5 e 6, teve como meta atingir os 4.925 catadores de laranja beneficiados pelo Mão Amiga em 2011 com a abordagem de diversos temas relacionados ao desenvolvimento da prática agrícola e políticas públicas.

Na ocasião, a coordenadora Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Rose Rodrigues, proferiu uma palestra sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

De acordo com Camilla Souza Montalvão, representante da Seides, o objetivo da iniciativa é de tirar as dúvidas dos trabalhadores rurais sobre políticas públicas e diversificar o aprendizado.

“A cada ano eles terão um curso diferente. Quem se cadastrou pela primeira vez fará o curso pela Secretaria do Trabalho e, se for analfabeto, o Sergipe Alfabetizado realizado pela Secretaria da Educação. A partir do segundo ano os catadores poderão escolher entre os cursos que serão oferecidos pelas Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEPM)”, explicou a técnica.

Para o gerente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Eduardo Andrade, o Mão Amiga é fundamental porque, na entressafra, os trabalhadores ficam desempregados e sem ter de onde tirar seu sustento. “A iniciativa é importante porque, além do benefício financeiro, leva conhecimento. E o município sempre coloca aquelas pessoas que realmente precisam e se enquadram dentro da Lei”, observou.

A catadora de laranja, Rosenilde Jesus Souto, destacou que todo programa social precisa ter uma contrapartida e, no caso do Mão Amiga, é ótimo que ela seja a participação nos programas de capacitação. “Com os cursos os trabalhadores vão qualificar sua atividade e aumentar o seu nível de conhecimento geral, além de se preparar para outras funções no meio rural”, avaliou.

Wilma Rodrigues Menezes, também catadora de laranja, destacou que a iniciativa do Governo do Estado leva dignidade aos trabalhadores no período da entressafra. “É uma grande ajuda quando não temos a laranja para vender. Além disso, com o PAA-Laranja que o Governo lançou recentemente, vendemos a caixa por R$ 1. Antes tínhamos que passar por R$ 0,80”, colocou.

Parceria

O Seminário do Programa Mão Amiga é uma parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e as secretarias municipais de Assistência Social.

ASN
Tecnologia do Blogger.