Header Ads


Obra de viaduto recebe primeira estaca de sustentação

Considerado um dos mais importantes projetos de mobilidade da capital, as obras do Complexo Viário da Tancredo Neves acontecem em ritmo acelerado, com o objetivo de que o cronograma da construção seja cumprido no prazo previamente estabelecido. Na manhã desta quinta-feira, 22, a obra recebeu a fixação da primeira estaca de sustentação do viaduto, no trecho que liga a avenida Tancredo Neves à avenida Iolanda Pinto.

Inicialmente, em um prazo de 20 a 30 dias, serão erguidas as primeiras 40 colunas de sustentação. Após a fixação destas estacas, outras 40 vigas serão colocadas, completando o total de 80 colunas que receberão a estrutura armada do viaduto. Ao final, ainda será realizado o serviço de concretagem da fundação da área. Para dar vencimento a todas estas etapas, mais de 150 trabalhadores atuam diariamente na obra, compreendendo desde operários e técnicos até engenheiros civis.

Segundo Osvaldo Nascimento, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a finalização desta etapa requer um estudo da rede de gás e água que circunda o local, impedindo que haja o rompimento acidental da tubulação.

"A meta é concluir a fixação das 80 colunas dentro do prazo estabelecido no cronograma, cerca de 60 dias. Mas, para isso, devemos fazer todos os estudos técnicos da rede de tubulação do lugar, para que os moradores não sofram com o corte acidental de serviços essenciais", explica Osvaldo, que esteve pessoalmente participando do ato de fixação da primeira coluna, representando o prefeito Edvaldo Nogueira.

Importância

Com investimento de R$ 26,8 milhões, o projeto está recebendo apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e compreenderá não só a construção do viaduto, mas também a ampliação da rede de drenagem tubular, pavimentação asfáltica e iluminação. A obra irá criar um novo corredor de transporte ligando o Centro à Zona Sul, por meio do novo Complexo Viário. A previsão é de que a obra seja concluída em agosto do próximo ano.

De acordo com Osvaldo Nascimento, o Complexo Viário representa um dos grandes avanços do Projeto de Mobilidade Urbana do município. "A obra será importante para os motoristas que trafegam em grandes vias de circulação, como a avenida Tancredo Neves, e será mais uma via alternativa para quem deseja ir para a região Sul da cidade. Sem dúvidas, após a sua conclusão, será concretizado um grande avanço para o projeto de mobilidade e fluidez viário da capital", afirma.

Ascom PMA
Tecnologia do Blogger.