Header Ads


Semarh participa de campanha para montagem da Árvore de Natal Ecológica

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participaram na tarde desta quarta-feira, 24, da abertura da Semana de Oficinas-Palestras realizada pelo Centro de Criatividades. Além de sensibilizar estudantes e comunidade em geral sobre as questões ambientais, a iniciativa marca a abertura da campanha de arrecadação de 10 mil garrafas pet para a construção da famosa Árvore de Natal Ecológica.

“É o sexto ano que a Secretaria de Cultura, através do Centro de Criatividade realiza esse projeto. Esse ano contamos com a parceria da Semarh no projeto pelo objetivo fundamental da campanha, que é conscientizar a população para a preservação do Meio Ambiente através de uma dinâmica associada a arte e a cultura ”, contou o diretor do Centro de Criatividades, Issac Eneias Galvão.

Palestra

“O Consumo Sustentável e a Gestão de Resíduos Sólidos” foi tema da palestra apresentada pela técnica ambiental da Semarh, Noemia Lobão, ao número expressivo de estudantes do Colégio Estadual 15 de Outubro.

Representando o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Genival Nunes na ocasião da palestra, a superintendente de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Fátima Maynard, agradeceu a administração do Centro de Criatividade pelo convite da inserção da Semarh no projeto. Na oportunidade, citou o projeto como uma metamorfose expressiva.

“Essa metamorfose é a capacidade de o indivíduo resignificar algo que poderia fazer parte de um lixo, e, de uma maneira simples, dar um outro significado maior e mais aplausível ao objeto. Exemplo disso é o que será levantado com a colaboração de vocês estudantes e da comunidade, a Árvore Ecológica. Ao invés de a garrafa ser jogada no lixoela passou a ter outra utilidade, sem alteração ou mudança de estado”, salientou a superintendente da Semarh, Fátima Maynard.

Diante de tudo o que ouviu durante a palestra, a aluna do 15 de Outubro, Fernanda Soares, revela que a palestra serviu para que ela mudasse de atitude em relação ao lixo. “É que às vezes não me importo de jogar uma bolinha de papel no chão e isso eu tenho que deixar de fazer. Pequenos gestos fazem uma grande diferença”, afirmou a estudante que cursa a 8ª série.

A Árvore

A campanha de arrecadação de garrafas Pet de cor transparente será finalizada no dia 13 de Dezembro, quando na inauguração da Árvore de Natal Ecológica. Como todos os anos, uma grande festa marcará esse dia.

Segundo ainda contou o diretor do Centro de Criatividades, todos os anos a construção da Árvore Ecológica leva a assinatura de uma artista e esse ano o escolhido foi o artesão Adriano Sotero da Silva. Segundo Sotero, que é professor e mestrando em Educação, a semana de oficina-palestra tem como ponto base à concepção da preservação ambiental e o resignificado de valores sob a reflexão do consumo.

“A criação da árvore ecológica é a junção da arte, da cultura e da conscientização ambiental. Uma oportunidade de se fazer melhor pelo meio ambiente através da mudança de hábitos”, enfatizou Sotero.

Fonte: Ascom
Tecnologia do Blogger.