Header Ads


Pacientes renais Crônicos terão passe livre em Aracaju

Os pacientes renais crônicos terão passa livre nos transportes públicos em Aracaju. Em audiência no Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta sexta-feira, 19, a concessão do passe foi discutida com representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe (Arcrese).

Desde 2005, a Arcrese vem lutando pela concessão do passe livre. Segundo o presidente Edjúnior Vieira Da Silva, o estado possui hoje cerca de 900 pacientes em hemodiálise. “A locomoção é a principal dificuldade destes pacientes, que precisam se deslocar para realizar o tratamento. Durante esses anos enfrentamos muitas burocracias para consegui este passe livre”, afirma.

Quantos aos pacientes que tiveram as solicitações indeferidas, a SMTT informou em audiência que os pedidos foram recusados, pois o atestado médico não tinha o CID da deficiência proveniente do problema renal. A SMTT ainda informou que os pacientes encaminhem o relatório médico contendo as informações sobre todas as sequelas decorrentes do problema renal.

A promotora Berenice Andrade de Melo, da promotoria do Cidadão especializada em defesa do idoso, solicitou que o presidente da Acrese procurasse a direção das clínicas para solucionar o problema dos laudos médicos. No prazo de 30 dias a Acrese deve solicitar das clínicas que os relatórios médicos sejam expedidos com CID de renal crônico e o CID da sequela adquirida pela doença.

Fonte: Infonet
Tecnologia do Blogger.