Header Ads


Obra de esgotamento inicia em 2013 na Zona de Expansão

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) já está licitando as obras de implantação de esgotamento sanitário na Zona de Expansão, em Aracaju. Com recursos na ordem de R$ 43.667.398,88 do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a rede a ser construída vai garantir melhores condições de saneamento básico para mais de 40 mil moradores da região. A previsão é que o serviço tenha início no primeiro semestre de 2013 com prazo de conclusão de dois anos.

Com a obra, os imóveis da Aruana, Santa Tereza, Costa do Sol e conjunto Beira Mar, além de toda a área de condomínios e residenciais que estão surgindo na região, terão o alcance do sistema de coleta e tratamento de esgoto. O resultado é o aumento da preservação ambiental e dos recursos hídricos e melhoria na qualidade de vida dos habitantes.

O diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, reforçou que os investimentos atingem praticamente toda a Zona de Expansão, restando apenas ser contemplado o bairro Mosqueiro. “A Deso expande e muito a meta de universalização do serviço em Aracaju com a implantação de esgotamento sanitário na Zona de Expansão. Obras como essas vão ampliar a cobertura de esgoto 35% para quase 80%”.

Ele também apontou as consequências mais evidentes dos investimentos para população, como o melhoramento das condições de saúde pública e qualidade de vida. “E o que torna a obra da região como a mais importante é a preservação, porque aquela é uma das áreas mais vulneráveis do ponto de vista ambiental”, acrescenta Ferrari, ao citar que o território beneficiado é formado por antigas lagoas, além de ser margeado pelo mar.

Projeto

O engenheiro da Deso, Edson Barreto, confirma que a obra cessará prejuízos antigos. “Ela vai solucionar problemas de saneamento que existiam na região, e exemplo da existência de fossas ou redes primárias de esgoto que provocam a poluição ambiental”, comenta o responsável pelo projeto de esgotamento.

Edson informa que, para atender a área contemplada, serão implantados mais de 81 quilômetros de extensão de rede o que deverá possibilitar 7.671 ligações de esgoto. A Deso também projetou a construção de 16 estações elevatórias para o eficiente transporte do material coletado até Estação Recuperadora de Qualidade (ERQ Sul), onde será realizado o tratamento.

O processo de licitação, na modalidade Concorrência Pública nº 18, foi iniciado no dia 16 deste mês e está em andamento. Além da Zona de Expansão, a Praia do Saco, em Estância, e a cidade de São Cristóvão, também serão beneficiadas com estas obras de esgotamento sanitário, que inclusive, já foram licitadas e estão em fase final de análise da etapa licitatória.

Fonte: Ascom Deso
Tecnologia do Blogger.