Apagão afeta o Nordeste do país
Um apagão afeta os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (26) e início da madrugada desta sexta (26). Concessionárias de Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba confirmaram o blecaute. As redes sociais informam ainda sobre falta de energia nos estados de Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.
O Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) confirmou a falta de energia na região Nordeste do país a partir das 0h14, mas não soube informar as causas do apagão. Segundo o órgão, a luz foi restabelecida em Tocantins e Pará pouco depois de 1h30.
A Bahia sofreu um apagão por volta das 23h20 desta quinta. De acordo com a assessoria da Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), um problema no sistema interligado nacional, do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) afetou a região e atingiu todos os consumidores baianos.
Segundo a Coelba, a companhia deixou de receber energia para fazer a distribuição. Não há previsão para que o serviço seja restabelecido.
No Ceará, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), empresa distribuidora de energia no estado, informou que houve um problema no sistema interligado nacional que afetou todo o Nordeste. A companhia não soube informar sobre as causas do blecaute.
Em Fortaleza, moradores dos bairros, Messejana, Benfica, Jardim Iracema, Barra do Ceará, Fátima, Aldeota, Meireles relataram a queda de energia. Moradores de outras cidades do estado como Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú usam as redes sociais para falar sobre a falta de energia.
É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Na Paraíba, faltou luz em todas as cidades do estado a partir das 23h30 de quinta, segundo informou a concessionária de energia elétrica do estado, a Energisa.
A causa do desabastecimento de energia
O incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido na Região Nordeste e em parte do Norte do país, na madrugada de hoje (26). O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.
A linha de transmissão é operada pela empresa Taesa. Segundo informação da assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido. Portanto, por volta da 1h30, a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.
Uma reunião de técnicos às 14h de hoje, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema. Pela manhã, o assunto deve ser discutido em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília.
Com informações do G1 e Agência Brasil
Deixe um comentário