Header Ads


‘Sergipe Del Rey’ estreia com painel ‘Lei da TV Paga'

Agência Nacional do Cinema (Ancine), no primeiro dia do Seminário ‘Sergipe Del Rey’, nesta quarta-feira, 19. Realizado no Sebrae/SE, o evento integra a programação do 12º Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta+SE 12), projeto selecionado pelo Programa Petrobras Cultural.

A ‘Lei da TV Paga’, que regula o mercado de televisão por assinatura, foi o tema principal do primeiro painel – denominado ‘Lei 12.485, comunicação e acessos’ – do Seminário, que ocorre até o dia 21 de setembro. “Essa lei cria aquilo que tem mais poder de estruturar o mercado do audiovisual no Brasil: demanda”, comentou Lima.

De acordo com o marco legal, 30% do investimento em audiovisual devem ser reservados para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “A Lei tem esse caráter de indução do mercado do audiovisual nessas regiões onde ele é mais incipiente”, disse Roberto Lima. Além disso, o regulamento exige que a exibição desses conteúdos seja feita no chamado ‘horário nobre’ – das 19h à meia-noite –, dentre outras especificações, como a reserva para obras de produtoras independentes, por exemplo.

Entretanto, para o assessor da Ancine, o maior mérito da Lei está nas mudanças que podem ocorrer nas relações que moldam o cenário cultural brasileiro. “As programadoras e as produtoras vão precisar aprender a sentar e negociar, o que educa e forma uma cultura de mercado diferenciado. Esse é o principal benefício para os produtores”, explicou. As expectativas dessa mudança, afirmou Lima, já geram novas iniciativas, como o Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual aprovado pelo Conselho Superior de Cinema em agosto deste ano.

“A Lei vai possibilitar a inserção de conteúdos na televisão brasileira. Vai dar acesso”, opinou a produtora cultura Viviane Castro, que participou do painel desta quarta. “Espero que, com isso o Brasil possa conhecer o que é produzido aqui”, disse.

Paineis em tempo real

O evento foi transmitido em vídeo pela Internet, via Ustream [http://www.ustream.tv/channel/curtase2012 – INSERIR LINK NA PALAVRA ‘USTREAM’], por Sergio Melo, do coletivo Nordeste Livre, e Ricardo Ruiz e Ricardo Brazileiro, do laboratório em engenharia e design 3Ecologias. Para Ricardo Ruiz, a necessidade desse tipo de difusão está ligada à necessidade de divulgar conteúdos como os do Seminário. “Quanto mais disseminarmos essas microações, melhor para o País”, resumiu. As transmissões também serão feitas nos outros dois paineis do ‘Sergipe Del Rey’, que acontecem ainda nesta semana.

O segundo painel do Seminário ‘Sergipe Del Rey’, ‘Diálogos para o desenvolvimento sustentável’, será realizado às 10h próxima quinta-feira, 20, no Sebrae, e aborda a temática escolhida para a 12ª edição do Curta-SE, a sustentabilidade. O acesso ao público é livre. Na ocasião, o 3Ecologias vai apresentar um projeto ligado à divulgação de dados ambientais em tempo real. “É um sistema de catálogo, transmissão e análise desses dados que pode ajudar o poder público e as empresas que precisam dessas informações”, explanou Ruiz.

Já o terceiro painel, ‘A importância estratégica dos conteúdos audiovisuais e multipataforma como novos modelos de negócios’, ocorre às 9h30 da sexta-feira, 21, também no Sebrae, e vai trazer representantes de compradores de conteúdos audiovisuais de grande porte, como o Canal Brasil e a Elo Company. O espaço é direcionado a inscritos da I Rodada de Negócios e Conteúdos Audiovisuais e Multiplataforma do Nordeste, que acontece às 14h do mesmo dia.

I Rodada de Negócios

A escolha da Lei 12.485/2011 como temática do primeiro painel do Seminário, assim como a realização do painel de representantes de compradores, não foi por acaso. Tudo isso está ligado à realização da I Rodada de Negócios do dia 21 de setembro, uma iniciativa pioneira do Curta-SE no Nordeste.

O evento vai colocar ofertantes e compradores frente a frente para que sejam realizados contatos e efetuadas possíveis negociações. “Esperamos que os produtores sergipanos se organizem, que a gente consiga a nossa fatia no mercado”, disse a diretora executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha.

O painel não foi um momento isolado de discussão sobre o novo momento do setor e de preparação para a Rodada. “Além desse espaço que explicou ainda mais o alcance da Lei, tivemos cursos oferecidos para os participantes da Rodada”, contou Rocha. Os cursos citados por Rosângela são a Oficina de Capacitação promovida no dia 5 de setembro e o curso de ‘Formatação/Desenvolvimento de Projetos para TV’, ministrado pela coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Produtoras Independentes (ABPITV), Letícia Friedrich, entre 30 de agosto e 1º de setembro.

Curta-SE

O Curta+SE 12, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, acontece entre os dias 17 e 22 de setembro e tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Banese, apoio cultural do Banco do Nordeste, Cinemark e Governo do Estado, e apoios da Cia Rio, Canal Brasil, Shopping Jardins, Cinerama Brasilis, Megacolor, Sebrae/SE, APBITV, Pipa Distribuidora, Nova Digital, Tv Sergipe, Estúdios Mega, CBC, FICC, CNC, Revista Preview, Raça Brasil, Canne, Emsetur, Infonet, Fórum dos Festivais, Ativa Impressão Digital, Porta Curtas, Maria Cheirosa, Líder Lab, Curso Mater Day, Restaurante Moinho, Churrascaria Sal e Brasa, Habib’s Aracaju, Projeto Tamar, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Cultura, Pontão Digital Avenida Brasil, Ponto de Cultura Figuras em Trânsito, Atração Gravadora, Prefeituras (Aracaju, Estância, Laranjeiras e São Cristóvão), Segrase, SESC SE, Mix /SE e Fest’A Film. O festival foi selecionado no projeto Petrobras Cultural e é uma realização da Casa Curta-SE e Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura/Governo Federal - País rico é país sem pobreza.

Fonte: Infonet
Tecnologia do Blogger.