Perícia Médica é transferida para Cemar do Siqueira
O Setor de Perícia Médica da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) ganhou novo endereço nesta quarta-feira, 5. A perícia agora funciona no prédio do Centro de Especialidades Médicas – Cemar, do bairro Siqueira Campos, localizado na rua Bahia. Com a transferência, a PMA leva mais conforto e segurança aos médicos e à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O serviço agora conta com salas amplas e individualizadas para atuação da equipe e acolhimento com maior número de cadeiras e ambiente climatizado com ar condicionado e janelas”, afirma a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
Na manhã de hoje, a secretária visitou as novas instalações. “Atender da melhor forma possível às pessoas, humanizando o serviço e ampliando a assistência é compromisso da gestão. Sabemos o quanto os serviços prestados pela perícia como a avaliação e o preparo clínico do usuário são fundamentais para que processos mais complexos como cirurgias ocorram de forma satisfatória”, afirma Stella Maris. A secretária também visitou as novas instalações da farmácia do Cemar Siqueira Campos.
Para a usuária Viviane dos Santos, 26 anos, o acolhimento na perícia melhorou muito com o novo espaço. “O número de pessoas atendidas era tão grande que o espaço antigo já estava pequeno. Agora as pessoas idosas, as mulheres com crianças de colo, todos tem mais conforto”, diz.
Funcionamento
Para ter acesso à Perícia Médica, além do encaminhamento do médico, o usuário deve se apresentar portando o Cartão SUS, um documento de identificação e os exames. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h30 atendendo usuários da capital e do interior.
Dados da Rede de Atenção Especializada revelam que por dia, em média, 80 usuários são atendidos no Setor de Perícia Médica. A procura mais frequente na perícia é para a liberação de cirurgias eletivas, a exemplo de hérnia, vesícula, histerectomia, perineoplastia, cirurgias ortopédicas e de próteses. A equipe de peritos é composta por médicos das áreas de atendimento clínico, cirurgia plástica, ortopedia e ginecologia.
“Após verificar a pertinência do procedimento solicitado e avaliar se o prestador do serviço tem a habilitação necessária para realizar o procedimento, a equipe de perícia médica libera a Autorização de Internamento Hospitalar (AIH) ou pede a revisão do processo para que seja ajustado, da maneira correta”, explica coordenadora da Rede Hospitalar, Maria Cecília.
Deixe um comentário