Mais de 40 detentos tentam fuga em Tobias Barreto
Mais de 40 detentos da ala ‘A’, que fica aos fundos do presídio de Tobias Barreto, tentaram fugir do local na manhã desta terça-feira, 4. No momento da ação, os presidiários estavam durante o banho de sol, e, como as guaritas não estavam ativadas, eles estouraram um tapume, tentaram arrebentar a cerca elétrica, porém esta disparou.
Segundo as informações preliminares do vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça (Sindipen), Jobson Oliveira, o presídio está em reforma, e, percebendo a fragilidade do cárcere, os detentos tentaram fugir.
“Como o alarme disparou, os agentes perceberam a movimentação dos presidiários, dispararam tiros de alerta para cima, e os detentos então resolveram retornar para suas celas”, relatou Jobson.
O vice-presidente ainda alegou que, com a tentativa de fuga, as obras de reforma foram paralisadas, pois não há condições de os funcionários se sentirem seguros. “Vale ressaltar que, mesmo com condições adversas e com o governo não estando ao nosso favor, os agentes continuam fazendo o trabalho deles com louvor”, declarou o vice-presidente do Sindipen.
Sejuc
A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), por meio de sua assessoria de comunicação, confirmou a tentativa de fuga, mas alegou que o número de detentos que tentou sair do presídio não foi expressivo.
A assessoria também afirmou que os agentes fizeram um ótimo trabalho durante o ocorrido, e que o presídio já voltou à normalidade. Com relação às guaritas desativadas, foi informado que foram os próprios agentes que solicitaram a retirada dos polícias militares.
“Foi atendida a reivindicação da categoria de que a segurança do sistema prisional fosse assegurada apenas por ela”, alegou a assessoria, acrescentando que em breve todas as guaritas serão ocupadas pelos próprios agentes.
Deixe um comentário