Header Ads


Entidade é benefiada com programa Frutos da Terra

O programa Frutos da Terra continua de vento em popa, beneficiando cerca de 700 pessoas distribuídas entre as 6 entidades consumidoras. O projeto é uma ação dos governos Estadual e Federal. Por meio dele, o Governo compra a produção da agricultura familiar e distribui entre entidades socioassitenciais que fornecem alimentação à população de baixa renda. Neste processo, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro) promove a articulação entre os seus agricultores e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Até o final do ano, deverão ser doados às instituições, mais de 12 mil kg de produtos agrícolas.

Em um ano, os agricultores familiares do perímetro irrigado Jacarecica II, que abrange Riachuelo, Malhador e Areia Branca, já doaram mais 6 mil Kg de produtos, entre verduras e frutas, à instituição Recriarte – Reforço Escolar Criativo – mantido pela Care - Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju. A entidade atende mais de 100 crianças, filhos dos cooperados e crianças do Bairro Santa Maria. É a primeira vez que uma entidade da capital está sendo beneficiada com o ‘Frutos da Terra’ executado pela Cohidro.

Os produtos que chegam às instituições, são comprados diretamente do agricultor, que separam as frutas e verduras antecipadamente. Dentre eles, estão a batata-doce, abóbora, mamão, banana, macaxeira, cheiro verde, dentre outros alimentos que compõem a merenda escolar.

A gerente da Divisão de Bem Estar Social da Cohidro (Dibem), Márcia Nascimento Souza, explica que a iniciativa faz parte das ações solidárias desenvolvidas pela empresa. “O projeto Frutos da Terra garante o alimento das crianças que estudam na Recriarte. O projeto é voltado para as crianças e a manutenção do local é feito com recursos financeiros da própria instituição. Por isso, conhecemos o projeto e nos mobilizamos para que a instituição fosse beneficiada. Tenho orgulho de fazer parte desse processo”, disse Márcia, orgulhosa.

Sandro Luiz, responsável pela Divisão de Agronegócios da companhia, foi também um dos responsáveis pela mobilizando para que a Care fosse contemplada com o projeto. É ele quem acompanha e administra o processo de compra e venda dos produtos agrícolas. “Este é um trabalho gratificante para mim. No início, os agricultores se comprometeram com as doações e forneceram os alimentos a cada 15 dias e hoje já realizamos a entrega dos alimentos através do Frutos da Terra que beneficia os agricultores que tem venda garantida da sua produção e beneficia a entidade , explica.

Para o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, a iniciativa reflete a função social do Governo como um todo. "Gostaria de parabenizar todos os setores envolvidos nesta ação. Ressalto também, a importância da atuação da Care em nossa capital e espero que possamos atender a outras entidades com ações deste tipo", declara Mardoqueu.

Care

Segundo a diretora administrativa da instituição, Vaneide Ribeiro, essa parceria foi de extrema importância, para que seja garantido às 84 famílias de suas cooperadas o mínimo de dignidade. Para ela, essa iniciativa pode motivar outras empresas a fazer doações. “Nossa maior preocupação é com o bem estar dos filhos de nossas cooperadas. Essas crianças vivem em área de risco e podem ser facilmente levadas pelas drogas. A Cohidro está nos ajudando e muito. Espero que essa atitude desperte em outros empresários a vontade de nos ajudar. Aqui aceitamos todos os tipos de doações”, ressalta Vaneide.

Fonte: Ascom Cohidro
Tecnologia do Blogger.