Header Ads


Detran coloca 200 lotes de veículos à venda

Quase 200 lotes de veículos serão leiloados logo mais às 9 horas, no Espaaço Emes. Os veículos são resultado de apreensões feitas em fiscalizações pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), por apresentarem algum tipo de irregularidade. A princípio, o edital previa o leilão de 234 lotes, mas 38 foram retirados pelos proprietários. Hoje irão à praça pública 196 veículos, sendo 58 carros e 138 motocicletas. Desse total, 161 é considerado sucata, dos quais só poderão ser aproveitadas peças e partes metálicas, e 35 aptos para circulação.

Durante duas semanas os interessados em arrematar algum dos veículos puderam conhecer os lotes disponíveis para leilão, que estão recolhidos no pátio do Detran. Segundo o diretor do galpão e presidente da Comissão de Leilão do Departamento de Trânsito, Franklin Ranssen, quem tiver interesse em arrematar algum bem basta apenas comparecer ao Emes hoje pela manhã, se cadastrar e participar do leilão.

Para arrematar alguns dos lotes a pessoa deverá pagar 20% do lance feito mais 5% de comissão do leiloeiro no ato da arrematação. Os 80% restantes devem ser entregues impreterivelmente até a segunda-feira. A expectativa é que todos os lotes sejam arrematados, embora a visitação tenha sido menor que em outras edições. Para o presidente da comissão, isso pode ser reflexo não apenas do momento econômico, mas também pelo fato de que a maioria dos lotes ser sucata. Este é o terceiro leilão que o Detran realiza em 2012.

A retirada dos veículos arrematados começará a ser feita a partir do dia 17, com a apresentação da autorização de entrega emitida pelo leiloeiro e da respectiva nota fiscal. A partir desta data, o comprador deverá comparecer à Comissão de Leilão do Detran, localizada no 1º andar da sede do órgão, para dar baixa do veículo no sistema, no caso de ter sido adquirido como sucata. Se o veículo for apto, ele também precisa comparecer à Comissão de Leilão para dar início ao processo de transferência de propriedade.

Motivos

Todos os veículos que vão a leilão pelo Detran são apreendidos em fiscalizações de trânsito. O principal motivo dessas apreensões é a falta de licenciamento. Cerca de 90%, estimou Franklin Ranssen. Em seguida aparecem na lista de motivo falta de documentos e porte obrigatório, alteração das características no veículo e problemas na placa de identificação. Depois de 90 dias recolhidos no pátio do Detran, o proprietário do veículo é notificado, para que regularize a situação e faça a retirada. Em isso não acontecendo, o bem vai a leilão.

O pátio do Detran repleto de veículos é resultado da intensificação das fiscalizações da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran). Como consequência, o local ficou tão cheio de veículos que já não tinha condições de receber mais apreensões. O leilão irá de certa forma desafogar o pátio, mas Ranssen disse que a estimativa é que as fiscalizações se intensifiquem ainda mais.

E a falta de espaço não será motivo para uma redução delas. Isso porque o Detran já adquiriu um novo espaço para o galpão. A área, localizada no bairro Santa Maria, tem o dobro do tamanho do atual galpão. Aos poucos os veículos já estão sendo transferidos. A expectativa é que a mudança completa aconteça agora no mês de setembro.
Tecnologia do Blogger.