Header Ads


Oficina de orientação para Edital de Quadrilhas atrai dezenas de participantes

Na noite de terça-feira, 24, quase um mês após a final do concurso de quadrilhas do Arraiá do Centro de Criatividade, dezenas de marcadores e representantes de quadrilhas juninas do Estado voltaram ao espaço cultural localizado na zona norte de Aracaju. Mas o motivo que os levaram até ali era outro: a oficina de capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com foco no Prêmio de Reconhecimento às Quadrilhas Juninas de Sergipe.

A oficina foi uma oportunidade para que artistas e produtores do ciclo junino soubessem qual a melhor maneira de formular seus projetos, a documentação necessária e outras especificações previstas no edital. Além disso, os quadrilheiros puderam tirar dúvidas sobre o processo de formatação do Prêmio, os critérios de avaliação dos projetos e o período de inscrições.

O facilitador da oficina foi o secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel. “Além das orientações específicas para o Prêmio de Reconhecimento às Quadrilhas Juninas, quem veio à oficina pôde ampliar seu conhecimento sobre as seleções públicas via editais e acabam estimulados a participar de outros editais”, disse Rangel.

O secretário adjunto destaca ainda que a realização da atividade reforça o compromisso da atual gestão da Secult com a capacitação dos agentes culturais sergipanos. “Essa atividade está ligada ao Birô Cultural, projeto desenvolvido pela Secult, em parceria com o Sebrae, que tem o objetivo de ampliar a participação de Sergipe nas seleções públicas de projetos culturais realizadas em todo o país. O melhor é que já estamos colhendo frutos desse trabalho, com sergipanos ganhando editais nacionais, como foi o caso do Edital de Microprojetos da Funarte e o do BNDES”, disse.

Quadrilheiros elogiam iniciativa

Os participantes da oficina eram só elogios à iniciativa pioneiro da Secult em promover o Prêmio de Reconhecimento às Quadrilhas Juninas de Sergipe. Washington Luís, marcador da quadrilha Raízes do Sertão, de Divina Pastora, diz que o projeto é uma injeção de auto-estima às quadrilhas do Estado. “É uma antiga reivindicação de quem dança quadrilha no Estado. Esse prêmio reconhece nossa importância para a cultura sergipana”, comentou. Integrante da diretoria da quadrilha Asa Branca, de Aracaju, Jadson Oliveira exalta também a iniciativa de promover a oficina de orientações. “Muitas vezes nós sabemos de seleções como essa, mas não participamos porque esse processo burocrático nos assusta um pouco. Então é ótimo ter a oportunidade de saber como elaborar o projeto e poder concorrer ao premio. Sem dúvida é um passo a frente que a Secult dá junto às quadrilhas juninas”, opinou.

Sobre o edital

O Prêmio de Reconhecimento às Quadrilhas Juninas do Estado de Sergipe – Edição Centenário Luiz Gonzaga visa reconhecer e premiar, por meio de apoio financeiro, as quadrilhas juninas que se destacaram na manutenção, difusão e fortalecimento desta importante manifestação das culturas populares durante o ciclo junino do ano de 2012.

Serão cerca de 20 quadrilhas premiadas ao todo, que receberão apoio financeiro de R$ 80 mil, oriundos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e recursos orçamentários da Secult. Quadrilhas de todo o estado podem paticipar.

Diversos critérios serão avaliados para a premiação das quadrilhas, como por exemplo, criatividade e ação cultural. Vale lembrar que entre os critérios avaliados, a comissão levará em conta a realização de ações criativas de fortalecimento da cultura junina e a participação das quadrilhas em eventos e concursos, além de envolvimento em ações comunitárias.

O prazo de inscrições para o edital vai de 26 de julho a 03 de agosto. Os quadrilheiros devem prestar bastante atenção à documentação exigida no edital, pois além de apresentar os documentos listados, as quadrilhas devem preencher os anexos contidos no edital, além de trazer panfletos, releases, cartazes, recortes de jornal, vídeos, fotos e outros materiais veiculados na mídia, que comprovem sua participação nos festejos juninos deste ano.
Tecnologia do Blogger.