Ipesaúde ratifica o compromisso no atendimento para a saúde masculina
Com a chegada do Dia do Homem, 15 de julho, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) ratifica o compromisso no atendimento para a saúde masculina.
De acordo com o presidente do Ipesaúde, Vinicius Barbosa de Melo, atualmente são 118.009 beneficiários, sendo 51.185 homens, correspondendo 43,37% do atendimento. “O instituto disponibiliza atendimento em diversas especialidades médicas, como: cardiologia, psiquiatria, ortopedia, urologia. No entanto, a questão da conscientização é de fundamental importância. O homem precisa entender que a prevenção, a mudança de hábitos, o diagnóstico precoce são aliados na manutenção de sua saúde”, informa sobre os serviços voltados à saúde e à conscientização.
Infelizmente o comportamento de “o homem só vai ao médico quando sente dor” é de grande parte da população masculina revelando uma situação de perigo e alerta à sua própria saúde. Nesse sentido, o Programa de Promoção e Educação à Saúde do Beneficiário do Ipesaúde desenvolve um trabalho assistencial de esclarecimento, conscientização e promoção também à saúde masculina. “Por motivos culturais os homens possuem uma resistência maior em procurar assistência médica e quando o fazem já estão com problemas de saúde muitas vezes em estágio avançado. Além disso, têm maior dificuldade em seguir no tratamento recomendado”, explica Rosana Rezende, assistente social do programa.
Após um diagnóstico feito com toda a equipe médica do Ipesaúde, o beneficiário que se encontra com a saúde debilitada recebe orientações e cuidados em casa. “Os homens quando adoecem, sentem-se fragilizados, o que é incompatível com a imagem de virilidade valorizada na sociedade. Neste momento, ele reage melhor quando é apoiado e estimulado pela família”, acrescenta Rosana sobre as visitas que são feitas dentro do programa de promoção à saúde.
O beneficiário que deseja marcar consulta médica para prevenção e cuidados com a saúde deve comparecer ao Ipesaúde (Rua Campos, 177. Bairro São José) munido com carteira identidade e cartão do instituto.
Deixe um comentário