Huse passa a contar com novo equipamento para esterilização de materiais biológicos
Desde quarta-feira, 26, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) passou a contar com um novo equipamento para a esterilização de materiais biológicos, conhecido como “autoclave”. Com capacidade para 101 litros, a máquina será responsável por esterilizar frascos de coleta de sangue, entre outros materiais, do laboratório de análises do hospital.
O material irá passar pelo aparelho antes de ser recolhido por uma empresa especializada no descarte de lixo hospitalar. O processo de esterilização do dispositivo adquirido pelo Huse pode durar entre 15 minutos até uma hora, dependendo da quantidade e do tipo do material.
Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar artigos através do calor úmido sob pressão. Este tipo de equipamento é muito utilizado em laboratórios de análises clínicas e laboratórios de controle de qualidade, para esterilizar artigos como frascos fechados, pipetas, material tubular, entre outros.
De acordo com o responsável técnico pela gerência de equipamentos, Edvaldo Bemvindo, o material, antes de ser descartado para o lixo hospitalar, passa pela esterilização. “A partir do momento em que o material é colocado dentro equipamento, todo o material biológico é retirado dele em um processo de higienização. O aparelho que tínhamos era antigo, por isso foi solicitado junto à gerência de equipamentos da Fundação Hospitalar de Saúde e nesse intercâmbio, conseguimos o equipamento novo”, apontou.
Deixe um comentário